Ítalo Ferreira vence em Peniche, toma a lycra amarela de Medina, e esquenta a briga pelo título
Em dia inspirado, o potiguar foi bicampeão em Peniche com direito à nota 10 na final contra Jordy Smith. Com o resultado, Ítalo assume a liderança do ranking e a decisão vai para a última etapa do ano, no Hawaii, com 3 brasileiros fortes na briga

A penúltima etapa da Liga Mundial de Surf, conheceu seu vencedor nesse sábado, com Ítalo Ferreira levantado a taça pela segunda vez seguida em terras portuguesas. E se o mar não havia ajudado muito nas primeiras fases, parece que o “melhor” ficou para o final. Claro, dentro das limitações do pico, que geralmente não faz jus ao nome “Supertubos”. As ondas raramente oferecem mais de duas manobras, e dificilmente rolam os tão esperados tubos. Mesmo assim, o último dia de competição foi bem divertido, principalmente para quem gosta de aéreos.
Nas finais, representando o Brasil, tínhamos: Filipe Toledo, Peterson Crisanto, Caio Ibelli e Ítalo Ferreira, contra outros 3 postulantes ao título: Jordy Smith, Kolohe Andino e Kanoa Igarashi. O australiano Jack Freestone completou a lista dos 8 atletas nas quartas de final.
A primeira bateria do dia das finais, foi a que ia definir o "gringo" que iria estar na briga pelo título mundial de 2019 junto dos brasileiros, em Pipeline. Jordy Smith mais uma vez mostrou sua consistência e apesar de não fazer atuações excepcionais, mostrou que sempre é um cara perigoso de se enfrentar. Despachou Kolohe Andino em atuação segura e se consolidou como forte candidato à briga (e zebra né galera?) para a etapa do Hawaii, chegando com boas chances mesmo sem ter vencido nenhuma etapa no ano.
Já entre os brasileiros, Filipe Toledo foi o primeiro a entrar na água e, mais uma vez, perdeu uma boa oportunidade de sair até como líder em Portugal, com mais chances de disputar o título em Pipeline.