• papodesurfista

3 Dicas Para Pegar Mais Ondas no Crowd Intenso do Verão

O verão está chegando e com ele o período de férias dá as caras. Não só as férias começam pra galera estudante, como também muitas pessoas começam a aprender a surfar nessa época. Então, para aproveitar ao máximo de cada surf no verão, é muito importante que você esteja preparado para enfrentar o crowd intenso. Para isso, nós chamamos o especialista em Pranchas de Surf Lucas do @papodesurfista que separou algumas dicas de como você pode pegar altas ondas mesmo em meio a um crowd intenso.




É surfista, o verão está chegando e eu mesmo esse último final de semana final de semana só peguei ondas que eram um pouco acima do meu quadril.


E olha que tenho 1,65m de altura, hahaha!


Inclusive, além das ondas serem menores no verão, o período de swell tende a diminuir, o que deixa as ondas além de pequenas mais fracas também.


Além dessas condições não muito favoráveis ao surf, é nessa época que muitos entram de férias, alguns começam a aprender a surfar e os picos começam a ficar mais crowdeado.


A questão que fica é: Como aproveitar bem minhas caídas quando se tem menos ondas e mais pessoas?


Para resolver esse questionamento, separei aqui 3 dicas para te ajudar a ser o surfista ou a surfista que vai dominar o pico.


1. Preparação Física


O surf é um esporte que exige bastante do corpo, apesar de alguns acharem que parece super fácil a prática se mostra bem diferente.


Mesmo em ondas pequenas no verão, a remada para o Outside, remada nas ondas e retornar logo após de surfado uma marola pode se tornar uma baita exercício e você vai ficar cansado e com os ombros ardendo.


Para que você, mesmo no meio do crowd e com poucas ondas, conseguir se destacar da galera e pegar as ondas, você precisa ter uma boa preparação física e estar coma a remada em dia.


"Beleza Lucas, mas como posso fazer isso?"


O ideal seria você fazer atividades funcionais voltadas para preparação para surfistas, como as que faço na @anfisurfperformance.


Mas como sei que nem todo mundo possui um centro de treinamento próximo de casa e só possui no máximo uma academia, eu te indicaria o seguinte:


a) Peça para o profissional de Ed. Física que te acompanha para passar alguns exercícios de resistência para ombros e costas, alegando que você precisa para surfar e melhorar sua remada;


b) Adicione em sua rotina de treinos algum exercício aeróbico (Uma indicação muito boa aqui é a natação);


c) Alongue bastante, principalmente após as atividades físicas, para que seu músculo não fique encurtando e ter uma ajuda na recuperação; e


d) Aqueça bem antes de surfar, seu corpo quente te previne de lesões dentro da água e faz você surfar muito mais a vontade e solto.


2. Equipamento



É o que eu sempre digo, o surf possui quatro pilares: Preparo Físico, Preparo Psicológico, Preparo Técnico e Equipamento.


O equipamento é a ferramenta que o surfista usa para transmitir sua habilidade e preparo para a onda, sem a ferramenta correta, suas habilidades não conseguem ser transmitidas a onda.


É como se você imaginasse tomar uma sopa com garfo, você pode saber comer uma sopa (como diz nossas mães "pelas beradas meu filho"), ter fome, gostar do sabor da sopa, mas vai descobrir que comer ela de garfo é um parto.


Portanto, o equipamento certo é importantíssimo para sua performance no surf.

Agora, você pode estar se perguntando "beleza Lucas, agora como eu escolho uma prancha melhor para essa época?"


Para essa pergunta, eu escrevi um artigo para o Blog que fará você ter uma prancha perfeita para o verão, uma prancha que faça você dropar facilmente nas ondas, dropar com mais equilíbrio e mais velocidade nas suas cavadas.


5 características de uma boa prancha de verão


Nele eu falo das 5 características mais importantes que se deve avaliar na hora de escolher uma prancha boa para o verão: Outline, Rabeta, Borda, Rocker e Volume.


3. Posicionamento no Mar


Posicionamento no mar é tudo para estar no local certo do drop

Saber se localizar de forma correta no mar é imprescindível para você pegar boas ondas.


Muitos de vocês podem ficar remando pra lá e pra cá, sem esperar a onda vir em um local escolhido de forma estratégica, e parece que sempre que a serie vem, ela quebra aonde você estava antes, não é verdade?


Isso acontece porque você pode não estar sabendo se posicionar ao entrar no mar e a permanecer no local aonde as boas estão quebrando.


A dica aqui é o seguinte: Antes de cair no mar, conversando com a primeira dica desse artigo, aqueça seu corpo e ao mesmo tempo observe o mar, observe aonde as ondas estão quebrando e aonde os surfistas que estão mais pegando onda estão ficando.


Agora, com esse local em mente marque um ponto de referência na areia, para sempre que você estiver no mar meio perdido, você olhar para sua referência e remar para ficar sempre na frente dela.


Desse jeito você se manterá no local correto.


Claro, se você perceber que o pico mudou, seja por uma mudança de maré ou vento, você se direciona para o local aonde as ondas estão quebrando mais e imediatamente marque um novo ponto de referência na areia para aquele lugar novo.


Lembrando que você deve ter noção da sua posição sempre, sabendo se está mais para fora do pico ou mais para dentro.


Ou seja, se a onda é uma direita e você está mais para a esquerda do local que você marcou na areia, você estará mais para "dentro" do pico. Se você estiver mais para a direita, você estará mais para "fora"


A imagem acima mostra isso, a surfista no centro é a única que vai conseguir pegar a onda, pois ela não está nem dentro demais do pico (como os dois surfistas da direita) e está na prioridade em relação ao surfista da esquerda.


Você pode até achar que os dois da direita teriam a prioridade, mas eles estão para dentro demais do pico para conseguir pegar a onda e, em alguns casos, não conseguem nem dropar, porque a onda está muito em cima deles, sobrando apenas para os bem posicionados.


Valeu Surfista por ter lido todo esse conteúdo que fizemos com muito carinho para você!


E aí, curtiu o conteúdo surfista? Espero que nós tenhamos contribuído com o seu Surf!


Comenta aí se você já pensou em comprar uma prancha usada e como foi sua experiência!

Autor: Lucas

Saiba mais em: @papodesurfista

284 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon