5 bons motivos para você começar a Surfar!

O Surf é um dos esportes mais impressionantes do mundo. Ele mistura a atividade física e a natureza de uma forma que nenhum outro faz. Se você acha que surf não é um esporte para você, ou se sempre achou interessante mas nunca teve aquele “empurrãozinho” pra realmente fazer acontecer, aqui estão 5 bons motivos pra você começar!


1- É uma ótima forma de atividade para o corpo e mente.


Sabemos, ou pelo menos imaginamos, que o surf é um esporte que exige bastante do corpo, sendo uma excelente atividade física. Além de movimentar grande parte dos grupos musculares, por ser um esporte na água, ainda tem diversos benefícios, como melhora da circulação sanguínea e no sistema respiratório. Além disso, o impacto nas articulações é muito menor do que outros esportes.

Em relação à mente, além do surf proporcionar toda uma consciência corporal, ajudando você a desenvolver equilíbrio, melhorar seus reflexos e a coordenação motora, é uma verdadeira limpeza da alma e das suas energias, visto que o seu local de treino é basicamente o mesmo que você geralmente tira suas férias e vai para relaxar. Em alguns países, o surf é inclusive visto como uma de terapia ajudando a melhorar casos de depressão, autismo, stress ou traumas.


2- O Surf é um esporte democrático.

Não tem classe, idade, gênero, crença..

Se você leu o primeiro motivo, achou tudo muito animador, mas pensou “bem, mas isso não é para mim, estou totalmente fora de forma”, saiba que pensou errado. O surf, além de ótima atividade física, permite que você o pratique em diferentes níveis de dificuldade, onde o seu maior desafio é você mesmo.


Como todo esporte, você começa aos poucos e vai evoluindo.Existem diversos surfistas que desde criança já tem contato com o esporte, assim como pessoas que começam com 20, 30, 40 ou até 50 anos de idade e conseguem tranquilamente se identificar com a atividade.


Tente ir num domingo de sol para a Praia da Macumba (RJ) e perceba que há surfistas de todos os tipos na praia. Jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, ricos, pobres.. não há distinção, o surf é de alcance de todos, você só precisa ter vontade de aprender, respeito e uma praia por perto para começar.

3- O Surf não tem limites, você nunca vai para de evoluir.

Sabe aquela sensação de estagnação que você percebe na maioria das atividades que pratica? Como se não percebesse que está melhorando e se chegou no “auge” é um passo muito largo para o próximo nível? No surf, cada nova caída na água é um aprendizado diferente, não existe tempo perdido, você sempre irá evoluir e perceber essa evolução.

É como se você estivesse sempre aprendendo um “skill” diferente ou aumentando o seu nível, onde a cada caída você aprende uma coisa nova. Como já disse antes, o seu maior desafio é você mesmo e o prazer de ver que está evoluindo num esporte tão gratificante também é todo seu.


4- O Contato com a natureza.

Tente pensar em algum outro esporte que tenha tanto contato com a natureza como o surf. Você está dentro do mar e não precisa de mais nada do que sua presença e o equipamento básico (prancha, pé de pato, remo, etc) para ser feliz.

E acredite, você vive alguns dos melhores momentos da sua vida ali dentro. Não só por estar fazendo algo em total harmonia com a natureza, mas por perceber como nunca antes a perfeição que existe nela, o conjunto de fatores que se alinham para fazer um dia de ondas perfeitas é algo inimaginável, que antes de surfar você jamais iria dar o devido valor.


Além do mais, é a forma de contato com os animais marinhos em sua forma mais natural possível, e acredite, que o sentimento quando você está no line-up e passa uma tartaruga, ou um grupo de golfinhos ao seu lado, sem se intimidar com a sua presença, é um sentimento de muito prazer e gratificação, certamente muito diferente dos que você vai viver vendo esses animais aprisionados em algum parque ou aquário.


5- Você vai ser feliz, de verdade.


Além de todos os motivos que eu citei acima, mesmo eu sendo bem suspeito para falar, não há dinheiro no mundo que traga tanta felicidade como os momentos que você vai ter no mar.


A sensação de ver por outro ângulo o nascer ou o pôr do sol, ou de ter um “refúgio” para a mente quando o mundo estiver desabando, é algo que por mais que eu tente descrever aqui, você só vai entender praticando. Quer ser feliz? Cai pra água.


- João Pedro Braga - Canal Surf Storm.

120 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon