• papodesurfista

5 Dicas Para Escolher sua Primeira Pranchinha

A escolha da sua primeira prancha de performance é mais delicada do que parece, seja você iniciante ou um intermediário. Para te ajudar a não cair em roubada chamamos os especialistas em Pranchas de Surf Lucas e Gabriel do @papodesurfista que separaram 5 dicas para você escolher melhor suas pranchas e pegar muito mais ondas com ela.



“Quais características devo olhar ? ”


“Tenho que ter uma prancha profissional para surfar melhor? ”


“Na hora de escolher minha Pranchinha, qual modelo escolher? ”


Essa são algumas perguntas que recebo muito nas minhas redes sociais sobre pranchas de surf e nesse artigo vou responder estas e muitas outras que podem estar passando pela sua cabeça.


Pranchinhas são aquelas pranchas menores que a galera que tem um pouco mais de experiência no surf usa ou os iniciantes que já dominam bem o funboard e querem evoluir para o próximo passo.


Se você é totalmente iniciante no surf, a pranchinha ainda não será a prancha que irá te atender. A prancha que irá te atender será o longboard ou o funboard, dependendo da sua adaptação para o esporte.


Porém ainda sim recomendo a leitura desse artigo, pois essas dicas podem te ajudar futuramente.


Se você já tem uma certa experiência e já domina surfar de funboard, a pranchinha será seu próximo passo e tenho certeza que esse artigo te ajudará muito nessa escolha.


Primeiramente, meus parabéns surfista! Se você está lendo esse artigo, você já está no caminho de ser um surfista melhor, pegar mais ondas e se divertir mais no mar.


Por que eu digo isso? Porque você vai sair dessa página com um conhecimento que eu não tinha quando escolhi minhas primeiras pranchinhas e que certamente se tivesse não teria cometido os erros que cometi.


Então vamos as dicas que vão te ajudar a escolher melhor sua pranchinha, sem enrolação:


1. Não Busque Uma Prancha Igual a do Medina!


Não Busque Pranchas Profissionais / Imagem: cabiancasurfboards

Vejo muitos surfistas acreditando que comprando aquela Prancha balinha igual a de um profissional vai fazer ele evoluir mais rápido. Eu mesmo já cometi esse erro e quebrei a cara diversas vezes.


O fato é que as pranchas dos profissionais são totalmente voltadas para a performance, muito sensíveis e rápidas. Elas são pranchas para surfistas que já possuem boa experiência e controle da prancha.

Essas pranchas elas possuem pouca margem para erros, erro no posicionamento do pé e você cai na hora.


Não estou dizendo aqui que você não é um surfista experiente ou que não possui controle sobre sua prancha, o que quero dizer é que essas pranchas não vão te ajudar a evoluir sua técnica.


O que fará você evoluir mais rápido, pegar mais ondas e se divertir no mar será uma prancha com medidas feitas para você!


Pranchas que possuem linhas e curvas que vão permitir que você cometa pequenos erros de posicionamento de pé, distribuição de peso e etc vão permitir que você continue na onda mesmo após o erro.


O que isso significa? Maior aproveitamento de suas ondas, maior evolução e diversão!


2. Não é Necessário Comprar Uma Prancha Gringa de R$ 2.000


Não é necessário gastar muito dinheiro para ter uma boa prancha nesse momento / Imagem: Hayden Shapes

Vejo alguns surfistas já partindo para shapers gringos e gastando maior grana logo na sua primeira Pranchinha (eu TAMBÉM já cometi esse erro) e ela não fará muita diferença nesse momento do seu surf.


Pegar uma prancha mais barata e feita sob medida ou adquirir uma usada, sabendo o que está comprando, te atenderá muito bem e aliviará seu bolso.


Agora, você deve estar se perguntando:


“Beleza Lucas, já entendi que devo comprar uma prancha que permita eu errar as vezes e que seja feita pra mim, mas como? ”


Essa é uma pergunta delicada, envolve muitos conceitos de prancha para você acertar.

Mas fica tranquilo, Gabriel e eu estamos planejando um lançamento do nosso treinamento Fórmula Prancha Mágica para surfistas que vai ensinar você a escolher a prancha certa para você pegar mais ondas, evoluir mais rápido e se divertir cada vez mais no mar.


Quando sair, certamente o @canalsurfstorm será nosso parceiro na divulgação e você ficará sabendo.


3. Procure Curvas Mais Suaves


Curvas agressivas só vão te atrapalhar nesse momento.

"Pó Lucas, como assim🤔?"


Procure pranchas que não tenham muitos Wings, Rabetas super diferentes, designs arrojados e etc.


Nessa etapa da evolução você espera começar as suas curvas no surf e a prancha tem que te ajudar no processo.


Curvas de prancha agressivas ou pranchas muito alternativas exigem mais experiência para serem manobradas e elas vão só dificultar sua vida durante o aprendizado, vai por mim.

Fora que você pode acabar se viciando em padrões de movimentos errados para compensar a falta de experiência e isso irá te perseguir para sempre.


Na nossa pagina @papodesurfista falamos muito sobre pranchas de surf e tenho certeza que todo o conteúdo que postamos lá sobre pranchas vão te ajudar nesse quesito.


4. Quando for Escolher Uma Prancha, Erre no Volume para Cima


Sempre escolha uma prancha com um pouco a mais de volume

Existe um paradigma no surf de que o volume ideal para você é um número fixo, quando na verdade não é bem assim.


Existe de fato um volume padrão para seu peso/experiência, mas ele pode ser alterado dependendo do tipo de onda que você surfa, estilo de surf e objetivo da prancha.


Nas minhas experiências no surf, sempre peguei muito mais ondas e me diverti mais no mar quando eu surfava com pranchas que a princípio eram “volumosas demais” para mim.


Então, meu conselho é: Se você achar que seu volume é X, pegue uma prancha com 1,07X.


Esse volume extra vai te ajudar a pegar mais ondas e facilitar a sua evolução.


Por exemplo, se seu volume ideal for 27L, pegue uma prancha com 28,7L ou 29L.


Você pode achar estranho a repetição do número 7, mas para mim ele é um número mágico hahaha.


Um outro fator que não posso deixar de falar aqui é do tamanho da prancha. Exite por ai algumas tabelas dizendo o tamanho "ideal" para sua altura.


Recomendo usar ela como referência, mas você pode se sentir livre em mudar o tamanho da suas pranchas a vontade e como se sentir melhor no mar.


Eu por exemplo sou um anão de 1,65 m com uma prancha do dia a dia uma 5'10", uma 5'5" para marola e uma 5'11" para mar maior.


Inclusive, há dois anos eu usava uma 5'2" como maroleira e era animal!


Se atenha aos números no início, mas conforme você for sentindo a prancha, você altera de acordo com sua necessidade e gosto.


5. Acompanhe o Papo de Surfista e o Canal Surf Storm


Acompanhe o Papo de Surfista e o Canal Surf Storm

Ok, eu estou puxando a bola para o nosso lado hahaha, mas acredito que o conteúdo que nós criamos para você é essencial para você evoluir cada vez mais no esporte e, principalmente, se divertir mais no surf.


Então nossa dica aqui é sempre ficar antenado, fazer perguntas a nós e participar dos conteúdos porque assim nós vamos poder criar cada vez mais um conteúdo de maior qualidade para você.


Então, comenta aqui embaixo o que achou do artigo, uma contribuição ou se sobrou uma dúvida, pois seu comentário pode virar tema de um próximo conteúdo e ajudar milhares de outros surfistas!


E aí Surfista, curtiu o conteúdo?


Muito obrigado por ter lido até aqui esse conteúdo que criamos com muito carinho para você!


Autores: Lucas e Gabriel

Saiba mais em: @papodesurfista

169 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon