• papodesurfista

5 Dicas Para Evoluir No Surf Mesmo Surfando Apenas Final de Semana

Surfar apenas dois dias na semana não é muito animador quando falamos de evolução no esporte e pode nos fazer acreditar que é impossível evoluir assim. Mas, com as dicas certas, você pode turbinar sua evolução no surf e aproveitar da melhor maneira possível seu tempo dentro d'água. Para te ajudar com isso, nós chamamos os especialistas em Pranchas de Surf Lucas e Gabriel do @papodesurfista que separaram as 5 dicas de como evoluir no surf mesmo surfando apenas nos fins de semana.



A maioria de nós infelizmente só pode surfar apenas dois dias na semana, salvo aquelas fugidinhas do trabalho/faculdade que as vezes rola quando o mar ta clássico não é?


Além disso, essa vida de trabalhador é difícil, olhar o mar no trabalho então é mais ainda.


Parece que SEMPRE da ALTAS durante a semana, as vezes prefiro nem olhar pra não ficar chateado


Mas, como não é todo dia que sumimos de fininho, como evoluir no surf surfando apenas sábado e domingo?


Bom, não se preocupe! Esse artigo vai te ajudar a responder essa pergunta.


Vamos responder isso a você com 5 dicas simples para você começar a aplicar HOJE e começar a evoluir seu surf mais rapidamente mesmo surfando apenas dois dias na semana.


Dica n°1: Preparo Físico



É muito importante sempre estar praticando atividades físicas durante a semana, principalmente as aeróbicas.

Assim, você mantem sua remada em dia pra pegar várias no final de semana e aproveitar melhor seu surf.

Uma dica aqui é fazer aeróbicos e procurar alguns treinos que foquem em força e mobilidade do corpo para o surf.


Porém, movimentos muito robotizados, como os que realizamos na academia, de fato dão força para seu corpo mas não trazem resistência e flexibilidade que o surf exige.

Sempre abusei da academia e me sinto hoje em dia meio travado e duro para o surf.

Mas exercícios de mobilidade e treinos funcionais voltados para o surf tem me ajudado muito a conseguir melhorar não só minha performance dentro d'água e como também a potência e técnica das manobras.


Então, se você tiver a oportunidade de ter um local onde você pode realizar um funcional para o surf, ou até mesmo um treino funcional, pode fazer algumas vezes na semana que ele vai te ajudar no surf.


Agora, se você não tiver um local para isso, fazer bastante aeróbicos para aprimorar sua capacidade aeróbica e alongamentos para ganhar mais flexibilidade.


Dica n°2: Equipamento Correto



Se você surfa final de semana, ou durante a semana também, é muito importante ter o equipamento compatível.

Seu nível de surf, peso, altura, tipo de onda que costuma surfar são alguns dos fatores que você deve considerar na escolha da sua Prancha

Agora, eu entendo não ser trivial alinhar todos esses fatores, até porque esses conhecimentos são praticamente exclusivos dos shapers, cabendo nós apenas confiar.


Porém, pode ficar tranquilo, isso irá mudar brevemente com o lançamento do treinamento que estou organizando.


Até lá, uma dica que posso deixar para você usar é: Use uma litragem (Ou Volume) um pouco maior do que a "recomendada" para você.

Essa litragem a mais vai te ajudar a remar mais fácil e entrar em mais ondas, fazendo você pegar mais ondas, evoluir mais e se divertir mais no pouco tempo de surf que temos nos finais de semana.

Recomendo algo em torno de 0,5% a mais no volume da prancha.


Por exemplo: Se seu volume "recomendado" é de 30L, use 31L ou 31,5L.


Outra forma de eu poder te ajudar é você fazer o download do Guia Definitivo de Rabetas 100% gratuito.


Download do Guia Definitivo de Rabetas 100% Gratuito.


Nele você irá aprender como escolher corretamente a rabeta para você com apenas 3 análises simples.


Dica n°3: Horários Alternativos



Surfar em horários alternativos sempre vai fazer você pegar mais ondas. Sabe por que?


Imagina você surfar e ter todas as ondas só para você e mais 2 ou 3 na água. Imagina você não ter que lutar pelas ondas com mais 20 pessoas remando ao seu lado e gritando para você sair.


Inclusive, sabe o tal do localismo? Em horários alternativos os locais ainda não estão na água ou já saíram.


Então, você não vai precisar ficar todo preocupado com algum local pegar sua onda ou então de você sem querer raberar um local do pico e depois ficar escutando.


Eu admito que não acordo as 4:30 da manha e entro na água ao nascer do sol, mas sempre procuro estar na água entre 6:00 e 6:30 para pelo menos ter 1h ou 2h de surf com maior liberdade.


Uma alternativa caso você não esteja disposto a acordar muito cedo, ou que tenha amigos que não querem fazer isso, uma solução é surfar depois que o crowd fez a cabeça, lá pra umas 10:00 ou 11:00.


Inclusive, a hora do almoço também tende a ter menos crowd. Claro, isso varia de lugar para lugar, cabe a você identificar qual horário o crowd está mais tranquilo.


Claro que talvez o mar não esteja em sua melhor condição do dia nas horas alternativas, então cabe a você identificar se você consegue surfar melhor com crowd e com ondas melhores ou se consegue aproveitar mais o surf com ondas um pouco piores mas com bem menos gente.


Dica n°4: Saiba Ler a Previsão


Essa dica tem muita relação com a interior, sabe por que?


Porque as a maioria dos surfistas não sabe ler direito os gráficos ou até mesmo os que sabem tem o mesmo padrão de comportamento: Cair sempre na mesma hora.


Ou seja, se você souber que, por exemplo, a maré não estará das melhores no seu pico logo pela manha cedo mas vai estar boa perto da hora do almoço, você pode poupar seu sono e ainda cair em um horário alternativo e pegar altas ondas, até melhores do que quem caiu de manha cedo.


Outro benefício que você terá sabendo ler esses gráficos é saber em qual praia o mar estará melhor e aonde terá mais ondas. Isso irá fazer você ser mais assertivo nas suas escolhas de picos aonde cair e pegar mais ondas.


Agora você pode estar se perguntando "Beleza Lucas, mas como vou aprender isso?"


Eu gravei uma aula que dei para um aluno meu na tela do meu computador e eu distribuirei esse material para minha lista de Locais do Papo de Surfista.


Se você quiser participar da lista, só clicar no link abaixo, e de quebra ainda irá receber o Guia Definitivo de Rabetas 100% gratuito.


Quero Fazer Parte da Lista de Locais do Papo de Surfista.


Se você quiser participar da lista, só clicar no link abaixo, e de quebra ainda irá receber o Guia Definitivo de Rabetas 100% gratuito.


Dica n°5: Sem Mimimi


Você pode ter visto a imagem e lido o texto e pensado "Lucas ta de sacan**" e NÃO eu não to falando brincadeira aqui.


Por muito tempo eu fui muito surfista de "se o mar ta ruim fico em casa" e isso me fez passar diversas vezes um mês ou mais sem pegar onda só porque o mar estava ruim.


Resultado? Estagnei minha evolução no surf e admito que até regredia.


Então a dica aqui é você estabelecer uma nova crença na sua cabeça: Sempre vale a queda.


Se tiver ondas de ondas perfeitas até marolas surfáfeis, caia porque sempre vale o surf, salgar a alma e o contato com a natureza.


Outra dica aqui é: caia em locais diferentes e pegue diferentes ondas.


Pegar ondas diferentes (cheias, tubulares, rápidas etc.) faz você desenvolver mais valências do seu surf, seu drop, suas manobras e leitura de onda.


Escrevi um outro artigo para você aqui no blog do canalsurfstorm e nele você vai descobrir o qual o seu nível de surf e algumas dicas de como você pode evoluir mais rápido para cada um dos níveis.


Acredito que esse artigo seja um EXCELENTE complementa a este artigo que você acabou de ler.


Qual é o seu "Nível de Surf" e como evoluir? Dicas para a evolução no surf de todos os níveis


Surfista muito obrigado por ter lido até aqui! Espero que tenha contribuído com o seu surf de alguma forma.


Se tiver alguma outra sugestão para os outros leitores só deixar aqui nos comentários.


Deixa aqui embaixo seu comentário sobre o que achou da matéria ou alguma dúvida que nós do @papodesurfista e o pessoal do @canalsurfstorm teremos o prazer de te responder!


Aloha!



602 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon