9 FILMES DE SURF PARA VOCÊ ASSISTIR DURANTE A QUARENTENA DO CORONA VÍRUS

Enquanto o vírus Covid-19 muda as nossas rotinas, e devemos evitar o crowd das praias, que tal matar a fissura de surfar e assistir alguns filmes de surf imperdíveis? O Canal Surf Storm fez uma lista com dicas de 9 filmes de surf que você não pode deixar de assistir!


1- A FLY IN THE CHAMPAGNE: 2009


Vamos começar a nossa lista falando dos clássicos. O primeiro filme que indicamos, é o épico "Fly in the Champagne". É inaceitável um fã de surf não ter assistido esse filme que conta como protagonistas simplesmente Kelly Slater e Andy Irons, que estrelaram o filme no auge da maior rivalidade da história do surf. Irons e Slater aceitaram o desafio e viajaram juntos para a Indonésia por 2 semanas, nesse filme gravado em 2009.

2- YOUNG GUNS 2: 2005


Um dos grandes filmes feitos pela Quiksilver na última década, junta altas ondas, grandes promessas do surf na última década, show de surf e trilhas sonoras animais! Surfistas (ainda bem novos) como Dane Reinalds, Julian Wilson, Jeremy Flores e o havaiano Clay Marzo protagonizam um filme de surf iradíssimo de se assistir e que vai te deixar instigado para aquela session de surf (depois que acabar a quarentena, claro).

3- 3 DEGREES: 2003


Esse filme une simplesmente três grandes surfistas australianos da última geração: Mick Fanning, Joel Parkinson e Dean Morrison em uma volta ao redor do mundo pelos eventos do WCT no início da última década. Um clássico que merece ser visto por todo fã de surf na Terra.

4- A VIEW FROM A BLUE MOON: 2015


O filme A VIEW FROM A BLUE MOON, é considerada uma obra prima. Com certeza é um dos filmes de surf mais criativos já produzido. John John Florence, que por três anos documentou as suas surf trips pelo mundo, se juntou ao diretor Blake Vincent Kueny e à produtora Brain Farm, famosa por super produções de snowboard, para com uma linguagem única, construir um projeto magnífico! O filme reune diversas imagens da vida de John John Florence, a começar pela sua infância no Hawaii, onde unidas à imagens subaquáticas ilustrando a família Florence e sua turma em seu habitat natural. Além dos irmãos de John John, o filme ainda conta com a presença de uma legião de cascas-grossas: Bruce Irons, Matt Meola, Jamie O’Brien, Koa Rothman, Koa Smith, Jordy Smith e Frank Solomon são alguns dos monstros do surf que aparecem durante o filme.

5- KISSED BY GOD: 2018


Com estreia no ano de 2018, o filme "Kissed by God' conta a história do tricampeão mundial, o havaiano "Andy Irons", em uma produção cinematográfica muito elogiada pela crítica. Andy Irons, que é considerado um dos maiores surfistas da história e foi o maior "rival" de Kelly Slater nos anos 2000, conquistou o mundo com um surf estiloso e power ao mesmo tempo, além de seu jeito um tanto quanto temperamental, que marcou sua carreira. O filme retrata a história não contada de sua vida e ajuda a derrubar mitos associados a essas doenças ferozes, como o vício em opiáceos e o seu transtorno bipolar, que o fez batalhar até a morte contra demônios que afligem milhões.

6- STEPHANIE IN THE WATER: 2014


Esse filme multipremiado em 2014, conta a história da australiana Stephanie Gilmore, que é simplesmente a maior surfista da história. A australiana ganhou o seu 1º campeonato MUNDIAL aos 17 anos de idade e aos 22 já tinha 4 títulos mundiais (hoje, ela tem SETE títulos mundiais de surf). Com um talento que parecia ser intocável, foi quando ela sofreu uma série de eventos violentos que ameaçaram terrivelmente sua série de vitórias. Este documentário, mostra o lado competitivo da atleta e narra como o seu sentimento forte pelo surf e seu espírito livre a fizeram retornar aos pódios, além de mostrar quais são os custos de ser (na época) 5 vezes campeã mundial.

7- CHASING MAVERICKS (TUDO POR UM SONHO): 2012


Agora começamos a falar dos filmes de surf que são clássicos do cinema mundial. Pra quem curte filmes com histórias hollywoodianas, o filme "Chasing Mavericks" é um clássico que envolve drama e surf. Baseado em uma história real, o filme conta a história de uma lenda da califórnia, Jay Moriarty, que aos oito anos de idade quase morreu afogado, mas foi salvo por um vizinho que acabou se tornando seu mentor no surf. Aos 16 anos, Jay conhece as mitológicas ondas gigantes de Mavericks e treina pesado para enfrentá-las e acba se tornando um especialista numa das ondas mais perigosas do mundo. Se você ainda não viu esse filme, com certeza vale assistir, porque a história de Jay é lembrada ao redor do mundo todo como símbolo de determinação e pela forma apaixonada com que vivia o surf. Suas palavras e imagens foram eternizadas em vídeos e revistas conceituadas nos anos 90. Na véspera de seu aniversário, em 2001, Jay morreu durante um mergulho livre, em águas calmas, nas Maldivas e desde então é relembrado com os dizeres "Live like Jay".

8- CAÇADORES DE EMOÇÃO (POINT BREAK): 1991


Pra quem gosta de filmes de ação. este último filme não é exatamente um filme de surf, mas é um clássico do cinema e talvez o que envolva surf mais famosos da história do cinema, por isso merece sim ser assistido e entrar na nossa lista. O filme, que conta com lendas de hollywood como Peter Phelps, Patrick Swayze e Keanu Reeves, conta a história onde o F.B.I. acredita que os membros de uma grande quadrilha possam ser surfistas na califórnia e manda para lá um jovem agente disfarçado, Johnny Utah (Keanu Reeves), que tem como missão se infiltrar entre os surfistas e obter informações. Além da histórica tipicamente hollywoodiana, o interessante do filme, é que na época evidenciou o estilo de vida de uma geração onde o mais importante era ter hábitos saudáveis, cuidar da natureza e, principalmente, praticar esportes radicais. Além disso, várias cenas se passam em picos de surf famosos como Bells Beach (na Austrália) e Mavericks, na Califórnia.

9- SOUL SURFER: 2011


Fechando a lista com mais uma grande produção do cinema, este é mais um clássico do cinema mundial e que se você é surfista não pode ter deixado de assistir. O filme "Soul Surfer" (em português: Coragem de Viver) conta a história REAL da havaiana Bethany Hamilton, uma surfista havaiana que quando adolescente, foi atacada por um tubarão e perdeu um braço. Bethany era fissurada pelo surf, e continuou treinando mesmo sem um dos braços, até se tornar uma das maiores surfistas do mundo, tanto que agora em 2020, inclusive anunciou o retorno ao QS, buscando uma vaga na elite mundial de surf no ano que vem.


DICA EXTRA: TA DANDO ONDA


Sim, botamos um desenho animado na nossa lista. O melhor filme animado de surf de todos os tempos não podia ficar fora da nossa lista, e é uma ótima recomendação pra quem está em quarentena com os pequenos! Apesar de parecer "bobo", o filme retrata em forma de documentário (e bem divertida) a história do surf, que segundo o filme, foi inventada por pinguins e imortalizadas pelo lendário Big Z, o maior surfista que os sete mares já viu flutuando por suas ondas. Vale ressaltar que Kelly Slater e Rob Machado aparecem no filme, inclusive fazendo as respectivas vozes, caso venha a assistir em inglês. Uma ótima forma lúdica de introduzir as crianças ao surf, não é?


Então foi isso pessoal. Existem muitos outros filmes de surf de muita qualidade por ai que poderiam entrar nessa lista, mas escolhemos alguns dos favoritos da Surf Storm Crew por aqui e que com certeza vão ajudar um pouco a matar a fissura (ou não) nesses dias de quarentena! Fiquem a salvo e bom filme.

1,311 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon