Adriano de Souza, o "Mineirinho", anuncia sua aposentadoria para 2021
Em uma entrevista coletiva nessa quarta-feira, 16 de setembro, o Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, anunciou a data da sua aposentadoria após o Circuito Mundial de 2021.

Adriano, que surfa o CT desde 2006, quando tinha 19 anos, se aposenta depois de 15 anos representando o país e sendo conhecido como um dos primeiros da chamada "Brazilian Storm". Mineirinho tem um campeonato mundial na sua carreira, e algumas vitórias em etapas épicas da WSL. Para ele, a aposentadoria foi uma escolha:
Quero sair com o mesmo entusiasmo que cheguei. Após 15 anos de circuito mundial, vai cansando um pouco. Eu tinha que fazer uma escolha, e a minha foi essa: sair do cenário profissional em alta. Estou feliz com essa decisão - disse Adriano.

Adriano contou ainda que, quando ganhou o campeonato mundial em 2015, prometeu para si que surfaria mais 5 anos e se aposentaria. Ou seja, 2020 teria sido o último da sua carreira mundial, mas algumas situações atrapalharam seus planos. Em 2018, o surfista sofreu uma lesão no joelho, que o impediu de surfar a última etapa do circuito, em Pipeline.
Em 2019, Adriano ainda ficou de fora de algumas etapas, mas fez seu retorno no Saquarema Oi Rio Pro, onde inclusive já havia sido vitorioso em 2017. Surfou ainda a etapa de J-Bay, e sua última etapa foi em Teahupo'o, onde foi eliminado nas quartas de final, mas que deixou na memória dos fãs de surf uma bateria época contra outro brasileiro, Ítalo Ferreira. Adriano voltou a sentir dores no joelho e parou de competir. Seu retorno teria sido em 2020 e ele inclusive surfou duas etapas do QS. Mas a pandemia impediu, novamente, o retorno de Mineirinho.