INCRÍVEL: Baleias franca são flagradas "brincando" com surfistas na Praia do Rosa, em Santa Catarina

O começo dessa semana foi de boas ondas e outras emoções na Praia do Rosa, em Imbituba, Santa Catarina. Na tarde de segunda-feira, 26 de julho, os surfistas catarinenses receberam uma visita, e um susto, enquanto surfavam: duas baleias francas, uma mãe e seu filhote chegaram mais perto do que o normal dos surfistas para "brincar".

Baleia Franca se aproxima de surfistas na Praia do Rosa, em Santa Catarina

Em uma série de fotos e vídeos, além de um áudio que rodou as redes sociais relatando o acontecimento, a baleia filhote se aproxima dos surfistas para interagir, e a mãe vai atrás. Em relato, o guia turístico e fotógrafo 'Júlio Vicente' afirma que toda a movimentação durou quase 1h, com a mãe tentando tirar o filhote da área com surfistas. Em 18 anos de profissão e de observação de baleias, afirmou que jamais viu uma interação como esta:

“Já tinha visto algo parecido entre baleias e botos, mas jamais com pessoas, daquela forma. Os animais se aproximaram voluntariamente dos surfistas. Acredito que o filhote chegou próximo a eles por curiosidade e a mãe, vendo o perigo iminente de um encalhe porque estava muito próximo à praia, foi resgatar seu filho. Outra coisa que chamou bastante a atenção foi que, mesmo com muita gente dentro da água, a baleia-mãe, ao resgatar seu filhote, conseguiu passar por todos os surfistas sem tocar em nenhum. Mas, certamente, estavam todos muito tensos. No fim, deu tudo certo e todos ficaram bem, animais e pessoas”, relatou o guia turístico em entrevista ao canal "Diário do Sul" .

Segundo o Instituto Baleia Franca (IBF), um instituto sem fins lucrativos com sedes em Garopaba e na Praia do Rosa, as baleias francas são aparições comuns nas praias do Sul nessa época do ano. A partir do início de julho, esses animais migram, vindas da Antártica, para a costa catarinense em busca de águas tranquilas e mais quentes. Em específico, as fêmeas grávidas costumam se aproximar ainda mais da costa, para terem os filhotes e amamentá-los.


O que chamou a atenção, nesse caso, foi a interação do filhote com os surfistas e a proximidade dos animais com a "crowd". E é claro, o susto que quem estava na água levou, ao ver animais desse porte tão perto.



Confira um vídeo do momento:


296 visualizações