Brasil chega até as quartas de final no MEO Vissla Pro Ericeira com Silvana Lima e Alejo Muniz
Chegou ao fim, neste sábado, 9 de outubro, o MEO Vissla Pro Ericeira, segunda etapa do Challenger Series, em Portugal. E o Brasil, que chegou com 21 atletas no masculino e três no feminino, teve como melhor resultado as quartas de final com Silvana Lima e Alejo Muniz. Já os vendedores, foram havaianos, Luana Silva e Ezekiel Lau levaram a melhor e ganharam a etapa.

Brasileiros na etapa

Cinco brasileiros ficaram nas oitavas. Summer Macedo foi eliminada pela francesa Pauline Ado, na segunda bateria das oitavas. Silvana Lima derrotou a australiana Keely Andrew de 17.02 a 10.93, mas também foi eliminada por Pauline.

No masculino, João Chianca, Thiago Camarão, Samuel Pupo e Alejo Muniz foram os quatro surfistas, dos oito que tinham se classificado nas eliminatórias, que foram até as oitavas. Mas apenas Alejo se manteve na disputa, derrotando o australiano Callum Robson. Nas quartas, Alejo foi eliminado pelo havaiano Imaikalani deVault, por 13.5 contra 10.67.
E foi o Hawaii que levou a melhor na disputa do Challenger, tanto no feminino quanto no masculino. As finais aconteceram em boas condições e ondas grandes na praia de Ribeira D'ilhas, em Ericeira. A final feminina foi de dobradinha havaiana, entre Gabriela Bryan e Luana Silva. No masculino, o havaiano Ezekiel Lau competiu contra o australiano Jackson Baker.

Luana, que é havaiana e filha de brasileiros, levou a melhor, com 18.03 de somatório, contra 17.13 de Gabriela. O vice-campeonato manteve Gabriela no topo do ranking feminino do Challenger Series, e Luana subiu 49 posições, entrando no top3.
No masculino, Ezekiel levou a melhor, com 16.57 contra 13.27 do australiano, subindo para o topo do ranking do Challenger com a vitória. Jackson entrou no top10 com sua vitória.
Perrengues durante a etapa
A etapa foi concluída - quase - com sucesso. Mas nos últimos dois dias, dois acidentes envolvendo surfistas do Challenger assustaram os fãs de surf.
Na terça-feira, 7 de outubro, o surfista havaiano Josh Moniz, irmão de Seth e Kelia Moniz, estava treinando em Supertubos, Portugal, após sua eliminação da etapa de Portugal do Challenger, e bateu a cabeça no fundo de areia. O atleta foi retirado por outros surfistas e encaminhado ao hospital. Em suas redes sociais, agradeceu o apoio e afirmou que consegue sentir os pés.
E na manhã de quarta-feira, 8 de outubro, a portuguesa Teresa Bonvalot foi parar no meio das pedras na praia de Ribeira D'ilha, durante sua bateria do Round of 16, contra Luana Silva. Teresa escorregou nas pedras e uma onda ainda estourou enquanto ela tentava sair com sua prancha.
Outros surfistas foram ajudar a portuguesa a sair, e ela ainda voltou para a competição, mas acabou eliminada pela havaiana. Isso tudo no dia do seu aniversário de 22 anos. Em entrevista, afirmou que estava bem, e que o seu presente foi poder dizer que estava bem depois do susto.
Brasil no Ranking do Challenger Series

O resultado da segunda etapa do Challenger Series subiu alguns brasileiros no ranking, e João Chianca é o brasileiro mais bem posicionado até agora, em 14º lugar, 500 pontos abaixo do 12º colocado, que é a linha de corte para entrar no CT na próxima temporada. Atrás dele, Thiago Camarão aparece em 17º, 1.100 pontos abaixo do corte.
No feminino, Silvana Lima e Summer Macedo são as brasileiras que aparecem no ranking em melhor posição: Silvana, que correu somente uma etapa, a de Portugal, está em 33º lugar, e Summer Macedo aparece em 37º.
Próximas Etapas
Com mais duas etapas do Challenger antes da próxima temporada do CT, os brasileiros ainda têm as ondas da França e do Hawaii para melhorarem seu posicionamento e reforçarem a seleção brasileira no Tour Mundial.
A próxima etapa acontece na França, e a janela abre no dia 16 de outubro. E o tour do Challenger Series 2021 termina no Hawaii, em Haleiwa, com janela a partir do dia 26 de novembro. Depois é só contar os dias para a volta do CT e para o show de surf brasileiro.