Challenger Series 2022: Tudo pronto para o início do circuito neste sábado em Snapper Rocks
Circuito lançado em 2021 pela WSL vai para o seu 2º ano, dessa vez com o calendário completo. Início da janela para a 1ª etapa do CS será neste sábado (07) em Snapper Rocks, na Gold Coast, Austrália, começando Às 18h15 de sexta-feira no Brasil - devido ao fuso-horário. Confira tudo o que você precisa saber sobre o Challenger Series e a sua primeira etapa em 2022

Antes de falar do inicio da etapa, vamos lembrar sobre como funciona o Challenger Series, uma novidade no Circuito Mundial. Anunciado em 2020 junto com as mudanças no calendário da WSL, mas inaugurado somente em 2021 devido à pandemia, foi lançado pela WSL com o intuito de criar um "Circuito Principal" da Divisão de Acesso da Liga Mundial de Surf, aumentando a visibilidade dos surfistas que não estão na elite do tour, mas que buscam esta vaga.
Com a criação do Circuito, também foi revisto todo o conceito de competições do antigo "QS", onde os eventos com menor importância ao redor do mundo seguiam sendo realizados por região, onde os atletas que se destacavam ganhavam uma vaga para disputar o novo circuito do Challenger Series.
Foi portanto criada uma "cota de vagas" dividida entre as regiões América Latina, América do Norte, Austrália/Oceania, Europa, Ásia, África e Havaí, buscando assim, tornar mais justa a disputa por uma vaga neste "circuito principal do QS (o novo CS)" com etapas que valiam uma maior pontuação no ranking e determinariam as vagas para acesso ao Circuito Mundial de Surf de 2023. Esta era uma crítica recorrente e antiga dos atletas do mundo todo, principalmente da América Latina, que tinham poucas oportunidades em QS's de alta pontuação, que não existiam na região.
Outra grande mudança decorrente do CS em 2022 (por mais que não seja divulgada dessa forma) é o polêmico corte do meio da temporada no Circuito Mundial de Surf. Como com a criação do Challenger Series, um dos objetivos era criar um produto que fosse atrativo de ser assistido pelo público e portanto, atraísse mais investimento e patrocinadores, é necessário que surfistas da elite e de alto nível participassem do evento constantemente, e dai uma das inspirações para o "mid-season cut". Afinal, você que viu um dos seus surfistas favoritos quebrar em 2022, não quer ver ele no tour em 2023? Ou melhor, não fica emocionante assistir ele quebrado por uma vaga novamente no tour? É o claro exemplo do João Chumbinho, onde há uma ampla torcida para vê-lo novamente no CT em 2023, ou seja, assisti-lo no Challenger Series em 2022. Os próprios australianos viram alguns dos seus maiores surfistas caírem no corte, como o caso de Owen Wright e Sally Fitzgibbons. Se é justo com os surfistas? Ai é outra história.
Bom, a temporada do Challenger Series 2022 irá classificar os 10 melhores homens e as 6 melhores mulheres no ranking do CS para a temporada de 2023 do Championship Tour (CT). O Circuito CS terá oito etapas e apenas os cinco melhores resultados irão contar para as classificações de final de ano, ou seja, tem 3 "cortes" de resultados, caso o surfista vá mal ou não possa participar.

CALENDÁRIO DO WSL CHALLENGER SERIES 2022:
1.a- Mai 07-15: Boost Mobile Gold Coast Pro apresentado pela Rip Curl na Austrália 2.a- Mai 17-24: Sydney Surf Pro apresentado pela Rip Curl em Manly Beach na Austrália 3.a- Jul 20-27: Ballito Pro apresentado pela O´Neill em Willard Beach na África do Sul 4.a- Jul 30-07: Vans US Open of Surfing em Huntington Beach na Califórnia, Estados Unidos 5.a- Out 01-09: EDP Vissla Pro Ericeira na Praia Ribeira D´Ilhas em Portugal 6.a- Out 12-23: Quiksilver & Roxy Pro France em Hossegor na França 7.a- Nov 01-08: Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil 8.a- Nov 26-07: Haleiwa Challenger em Haleiwa Beach, Oahu – Havaí
O Gold Coast Pro, é a primeira parada do Challenger Series (CS) 2022, e está programado para começar nesta sexta-feira (6), em Snapper Rocks, extremo sul da Gold Coast, Austrália com a primeira chamada às 18h15 (de Brasília). O evento conta com mais de 150 competidores de todo o mundo, e ainda com mais de 20 competidores do Championship Tour (CT), que buscam a oportunidade de surfar uma das melhores ondas do mundo com apenas quatro pessoas no pico.
“Faz quase três anos desde que estive na Gold Coast devido ao Covid, então estou realmente ansioso para surfar aqui novamente”, disse Kelly Slater, surfista da elite mundial mas que irá competir na etapa.
O Brasil conta com 19 participantes confirmados para esta primeira etapa do Challenger Series, em Snapper Rocks: Samuel Pupo, Deivid Silva, Alex Ribeiro, Mateus Herdy, Marco Fernandez, Jessé Mendes, Jadson André, Edgard Groggia, Wesley Leite, Michael Rodrigues, Robson Santos, Thiago Camarão, Ian Gouveia, João Chianca, Peterson Crisanto, Eduardo Motta, Alejo Muniz, Lucas Silveira e Matheus Navarro
E ai, pra qual deles vai a sua torcida?
Confira clicando aqui quais as baterias definidas para a primeira fase e, abaixo, quais são os atletas classificados para o Challenger Series, e quais irão disputar a etapa da Gold Coast:
América do Sul
Michael Rodrigues
Alex Ribeiro
Willian Cardoso
Eduardo Motta
Wesley Leite
Marco Fernandez
Raoni Monteiro
Santiago Muniz
Robson Santos
Matheus Navarro
Sophia Medina
Daniella Rosas
Laura Raupp
Arena Rodriguez Vargas
Austrália / Oceania
Joel Vaughan
Kalani Ball
Kyuss King
Billy Stairmand
Te Kehukehu Butler
Jacob Willcox
Mikey McDonagh
Chris Zaffis
Sheldon Simkus
Jordy Lawler
Macy Callaghan
Dimity Stoyle
Sophie McCulloch
Paige Hareb
Philippa Anderson
Holly Williams
Zahli Kelly
Bronte Macaulay
África
Adin Masencamp
Slade Prestwich
Eli Beukes
Max Elkington
Joshe Faulkner
Zoe Steyn
Sarah Scott
Natasha Van Greunen
América do Norte
Michael Dunphy
Kei Kobayashi
Evan Geiselman
Nolan Rapoza
Cole Houshmand
Levi Slawson
Kade Matson
Alan Cleland
Cam Richards
Jett Schilling
Alyssa Spencer
Caity Simmers
Chelsea Tuach
Sawyer Lindblad
Leilani McGonagle
Zoe Benedetto
Kirra Pinkerton
Havanna Cabrero
Havai
Ian Gentil
Kainehe Hunt
Brodi Sale
Eli Hanneman
Maikai Burdine
Koa Smith
Josh Moniz
Moana Jones
Wong Brianna Cope
Zoe McDougall
Keala Kennelly Keala
Tomoda-Bannert
Coco Ho
Ásia
Rio Waida
Ketut Agus
Keanu Kamiyama
Hiroto Ohhara
Taichi Wakita
Reo Inaba
Kailani Johnson
Minami Nonaka
Amuro Tsuzuki
Rina Matsunaga
Sara Wakita
Mahina Maeda
Europa
Maxime Huscenot
Gatien Delahaye
Ramzi Boukhiam
Adur Amatriain
Jorgann Couzinet
Gaspard Larsonneur
Tristan Guilbaud
Timothee Bisso
Justin Becret
Vasco Ribeiro
Teresa Bonvalot
Mafalda L