Challenger Series: Sem brasileiros nas finais, Callum Robson e Caitlin Simmers vencem na Gold Coast

Brasil se despediu do Gold Coast Pro sem chegar nas oitavas e ficou de fora do "Finals Day" que aconteceu nesta madrugada de terça para quarta (no Brasil). Alex Ribeiro, Jadson André, Lucas Silveira e Michael Rodrigues foram os brasileiros melhor colocados, terminando em 17º. Australiano Callum Robson venceu no masculino em final local e americana Caitlin Simmers venceu no feminino a australiana Molly Picklum e atrapalhou a dobradinha em Snapper Rocks. Confira o resumo da etapa e como ficou o "ranking" temporário do CS

O Challenger Series 2022 enfim começou e o palco dessa primeira etapa que terminou na madrugada desta quarta-feira (no Brasil) foi Snapper Rocks, na Gold Coast, Austrália. Os vencedores foram o australiano Callum Robson, no masculino, que fez final contra o seu compatriota Sheldon Simkus e, no feminino, a americana Caitlin Simmers, que "estragou" a festa australiana ao vencer a local Molly Picklum na final. As ondas cresceram para as finais em relação aos demais dias e chegaram a 1,5 metro, porém bem mexido devido ao forte vento maral / lateral. Com as vitórias no evento tanto o australiano quanto a norte-americana começam o CS com 10.000 pontos.

Callum Robson tirou boas notas no finals day na Gold Coast e venceu a etapa. Foto: Andrew Shield / WSL
“Foi um grande dia para mim. O evento foi incrível com surf fantástico. Vencer é incrível para mim. O ano até agora tem sido melhor do que eu poderia ter imaginado. Eu tive um enorme apoio de toda a comunidade da minha cidade natal em Evans Head para surfar no tour e estou feliz em retribuir e colocar Evans Head no mapa”. - disse Callum Robson que é surfista da elite do tour e está em seu primeiro ano no CT após conquistar a vaga no ano passado ao ficar em 8º lugar no CS. O australiano é o atual número oito do ranking do CT (e agora 1º do CS), tendo o 2º lugar na prova de Bells Beach como seu melhor resultado.

No feminino quem levou a melhor foi a norte-americana Caitlin Simmers, prodígio de apenas 17 anos que terminou o Challenger Series 2021 em 4º lugar, porém abriu mão da vaga no CT para passar mais tempo com a família/amigos, terminar os estudos e se preparar melhor para competir na elite. Na final, enfrentou a atleta local, a australiana Molly Picklum, que foi uma das surfistas recém cortadas da elite mundial ao ficar fora das dez melhores do ranking após a etapa de Margaret River (12ª).

Caitlin Simmers (USA) vence a sua segunda etapa em menos de 1 ano com somente 17 anos. Foto: © WSL / Dunbar
“Estou muito feliz por vencer o 1º evento da Challenger Series do ano, foi muito difícil lá fora e eu nem sabia onde estava na metade da bateria. Eu estava meio que imaginando que conseguiria a pontuação nessa última onda, mas Molly é minha surfista favorita. Foi muito divertido compartilhar a final com ela. Meus objetivos para a temporada são definitivamente tentar vencer o Challenger Series." - disse a jovem Caitlin Simmers em entrevista após a final.

Já o Brasil não teve o melhor começo no Challenger Series e ficou de fora das finais no Gold Coast Pro. Os últimos cinco representantes do país foram eliminados na terceira fase da competição (ainda na segunda-feira) com decisões nos finais das baterias. Com um mar difícil depois da entrada do vento maral, segundo os próprios competidores, estava "difícil" achar a onda certa e a série boa acabou sendo uma loteria, não muito favorável para os nossos brazucas dessa vez. Dessa forma, o país ficou sem nenhum atleta nas oitavas de final da 1ª etapa do Challenger Series e os melhores resultados foram de Alex Ribeiro, Jadson André, Lucas Silveira, Michael Rodrigues e Tatiana Weston-Webb que terminaram em 17º. Logo atrás, eliminados na fase anterior, estão Willian Cardoso e Mateus Herdy que terminaram em 25º.

Ranking do Challenger Series (brasileiros)

A temporada do Challenger Series 2022 irá classificar os 10 melhores homens e as 6 melhores mulheres no ranking do CS para a temporada de 2023 do Championship Tour (CT). O Circuito CS terá oito etapas e apenas os cinco melhores resultados irão contar para as classificações de final de ano, ou seja, tem 3 "cortes" de resultados, caso o surfista vá mal ou não possa participar, por isso, o ranking "oficial" ainda não foi divulgado, apenas após a 3ª etapa ele poderá ser computado.


Ranking Masculino após 1ª etapa do CS:

Ranking Feminino após 1ª etapa do CS:



A próxima etapa do tour será o Sydney Surf Pro, também na Austrália, com janela entre os dias 17 e 24 de maio:


CALENDÁRIO DO WSL CHALLENGER SERIES 2022:

1.a- Mai 07-15: Boost Mobile Gold Coast Pro apresentado pela Rip Curl na Austrália 2.a- Mai 17-24: Sydney Surf Pro apresentado pela Rip Curl em Manly Beach na Austrália 3.a- Jul 20-27: Ballito Pro apresentado pela O´Neill em Willard Beach na África do Sul 4.a- Jul 30-07: Vans US Open of Surfing em Huntington Beach na Califórnia, Estados Unidos 5.a- Out 01-09: EDP Vissla Pro Ericeira na Praia Ribeira D´Ilhas em Portugal 6.a- Out 12-23: Quiksilver & Roxy Pro France em Hossegor na França 7.a- Nov 01-08: Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil 8.a- Nov 26-07: Haleiwa Challenger em Haleiwa Beach, Oahu – Havaí

Confira abaixo os atletas classificados que estão disputando o Challenger Series em busca de uma vaga no CT em 2023:


América do Sul


Michael Rodrigues

Alex Ribeiro

Willian Cardoso

Eduardo Motta

Wesley Leite

Marco Fernandez

Raoni Monteiro

Santiago Muniz

Robson Santos

Matheus Navarro

Sophia Medina

Daniella Rosas

Laura Raupp

Arena Rodriguez Vargas


Austrália / Oceania


Joel Vaughan

Kalani Ball

Kyuss King

Billy Stairmand

Te Kehukehu Butler

Jacob Willcox

Mikey McDonagh

Chris Zaffis

Sheldon Simkus

Jordy Lawler

Macy Callaghan

Dimity Stoyle

Sophie McCulloch

Paige Hareb

Philippa Anderson

Holly Williams

Zahli Kelly

Bronte Macaulay


África


Adin Masencamp

Slade Prestwich

Eli Beukes

Max Elkington

Joshe Faulkner

Zoe Steyn

Sarah Scott

Natasha Van Greunen


América do Norte


Michael Dunphy

Kei Kobayashi

Evan Geiselman

Nolan Rapoza

Cole Houshmand

Levi Slawson

Kade Matson

Alan Cleland

Cam Richards

Jett Schilling

Alyssa Spencer

Caity Simmers

Chelsea Tuach

Sawyer Lindblad

Leilani McGonagle

Zoe Benedetto

Kirra Pinkerton

Havanna Cabrero


Havai


Ian Gentil

Kainehe Hunt

Brodi Sale

Eli Hanneman

Maikai Burdine

Koa Smith

Josh Moniz

Moana Jones

Wong Brianna Cope

Zoe McDougall

Keala Kennelly Keala

Tomoda-Bannert

Coco Ho


Ásia


Rio Waida

Ketut Agus

Keanu Kamiyama

Hiroto Ohhara

Taichi Wakita

Reo Inaba

Kailani Johnson

Minami Nonaka

Amuro Tsuzuki

Rina Matsunaga

Sara Wakita

Mahina Maeda


Europa


Maxime Huscenot

Gatien Delahaye

Ramzi Boukhiam

Adur Amatriain

Jorgann Couzinet

Gaspard Larsonneur

Tristan Guilbaud

Timothee Bisso

Justin Becret

Vasco Ribeiro

Teresa Bonvalot

Mafalda L

16 visualizações