• papodesurfista

Como conciliar o surf com a sua rotina para seguir evoluindo no esporte?

Agora após o carnaval é quando muitos de nós voltam a ativa, seja para o trabalho ou seja para aulas. A partir de agora surf é apenas aos finais de semana. Surfar apenas dois dias não é o ideal para evolução, não é mesmo? Mas, com as dicas certas, você pode turbinar sua evolução no surf e aproveitar da melhor maneira possível seu tempo dentro d'água. Para te ajudar com isso, nós chamamos o especialista em Pranchas de Surf Lucas do @papodesurfista que separaram algumas dicas de como evoluir no surf mesmo surfando apenas nos finais de semana.

É galera, carnaval acabou e muitos voltam a realidade. Claro, muitos como eu estão trabalhando desde o início do ano, mas outros estão começando o ano apenas agora.


Mas, não importa sua situação, nesse artigo eu vou te dar algumas dicas para você evoluir ao máximo no surf e se divertir cada vez mais na água, aproveitando ao máximo seu tempo de surf e saindo sempre de cabeça feita do mar.


Nele, você vai saber o que você pode fazer durante sua semana para que, na chegada do final semana, você consiga pegar altas ondas.


Sem mais enrolação, vamos a elas:


Dica n°1: Preparo Físico

O surf é um esporte que exige bastante do nosso corpo, quem nunca sentiu aquele peso nos ombros depois de levar uma boa série na cabeça?


Não só para aguentar a remada ao outside, como as explosões na remada para pegar a onda e ainda a força para jogar água nas manobras durante toda a onda e no final olhar para trás e ver aquela séria quebrando lá trás e você bem no inside.


Por isso, é muito importante sempre estar praticando atividades físicas durante a semana, principalmente as aeróbicas.


Assim, você mantem sua remada em dia pra pegar várias no final de semana e aproveitar melhor seu surf.


Além de atividades aeróbicos, é muito interessante procurar alguns treinos que foquem em força e mobilidade do corpo para o surf.


Academia também pode te ajudar bastante nisso, porém movimentos muito robotizados, como os executador em treinos de academia, de fato dão força para seu corpo mas não trazem resistência e flexibilidade que o surf exige.


Ir apenas para academia ajuda mas deixa seu corpo meio duro se você não praticar constantemente movimentos de alongamento, eu sou prova disso, pareço um Robocop as vezes, mas estou melhorando bastante com os alongamentos.


Além disso, exercícios de mobilidade e treinos funcionais voltados para o surf tem me ajudado muito a conseguir melhorar não só minha performance dentro d'água e como também a potência e técnica das manobras.


Então, se você tiver a oportunidade de ter um local onde você pode realizar um funcional para o surf, ou até mesmo um treino funcional, pode fazer algumas vezes na semana que ele vai te ajudar no surf.


Agora, se você não tiver um local para isso, fazer bastante aeróbicos para aprimorar sua capacidade aeróbica e alongamentos para ganhar mais flexibilidade.


Uma dica extra aqui é: corre atrás daquele professor da academia, mostra pra ele uns vídeos de surf para ele saber os movimentos que você precisa executar na água e pede pra ele te passar uns exercícios para te auxiliar nisso, eu já fiz isso e deu certo.


Dica n°2: Pratique Técnica

Seus músculos tem memória, e você já deve ter ouvido falar disso.


Isso serve para todos os movimentos que você executa constantemente, só observar o quão rápido você hoje digita no celular sem precisar nem olhar para onde você está clicando, você apenas escreve.


Isso se chama, memória neuromuscular, você pensa na letra que quer digitar e seu corpo já sabe o exato movimento e local aonde ela está.


Agora imagina você poder fazer isso com cada movimento seu no surf na água, não seria irado?


E como fazer isso?


Existem algumas formas de fazer isso, mas a que julgo mais eficiente é a utilização do surfskate.


Nele você pode praticar posicionamento de cavada, cutback, ganhar velocidade e etc.


Eu sei que nem todo mundo pode ter um surfskate, é o preço de uma prancha!


Mas uma alternativa ao surfskate e que você pode treinar a técnica é um long mesmo (skate long) ou então aquelas balence boards, umas pranchas em cima de um rolo, para prática de equilíbrio.


Eu sei que esses balance boards também são caros, mas sabe o que eu já fiz?


Na época eu não conseguia comprar um, então eu fiz o meu, peguei umas madeiras velhas lá de casa e construí um igual, só que quadrado e bem bruto mas funcionava. Eu peguei um rolo velho de papelão bem grosso e usava para treinar meu equilíbrio.


Nessa época ganhei um long de aniversário e juntei dinheiro para comprar um Truck simulador (a parte do skate que segura as rodas)


Você também pode pensar em uma solução criativa para conseguir aprimorar seu surf! Foque sempre na solução e não no problema!


Mas, se você puder, junta uma grana e compra um surfskate, é irado andar e melhora demais o seu surf!


Dica n°3: Equipamento Correto

O equipamento que você usa faz total diferença no surf na água, não importa quão bom você seja, se ele não estiver adequado pode estragar seu surf.


Seu nível de surf, peso, altura, tipo de onda que costuma surfar são alguns dos fatores que você deve considerar na escolha da sua Prancha


Agora, eu entendo não ser trivial alinhar todos esses fatores, até porque esses conhecimentos são praticamente exclusivos dos shapers, cabendo nós apenas confiar.


Porém, pode ficar tranquilo, isso irá mudar brevemente com o lançamento do treinamento que estou organizando.


Até lá, uma dica que posso deixar para você usar é: Use uma litragem (Ou Volume) um pouco maior do que a "recomendada" para você.

Essa litragem a mais vai te ajudar a remar mais fácil e entrar em mais ondas, fazendo você pegar mais ondas, evoluir mais e se divertir mais no pouco tempo de surf que temos nos finais de semana.

Recomendo algo em torno de 0,5% a mais no volume da prancha.


Por exemplo: Se seu volume "recomendado" é de 30L, use 31L ou 31,5L.


Outra forma de eu poder te ajudar é você fazer o download do Guia Definitivo de Rabetas 100% gratuito.


Download do Guia Definitivo de Rabetas 100% Gratuito.


Nele você irá aprender como escolher corretamente a rabeta para você com apenas 3 análises simples.


Dica n°4: Faça Mais Surftrips

Surftrips são uma das melhores maneiras de você evoluir o seu surf e é nítido o salto do seu nível de surf assim que você volta da viagem. Pegar onda em vários dias consecutivos, dependendo do lugar pegando ondas super extensas, faz você dar um salto de evolução. Conhecer uma cultura diferente, surfar em um local novo e com seus amigos, além de evoluir demais você como ser humano, faz seu cérebro ter uma explosão de novas sinapses durante a viagem e no surf, pois há muita informação nova. Essa explosão de "novidades" geram uma experiência muito mais impactante e prazerosa para você. Isso faz você viciar por aquilo, viajar e surfar lugares novos se torna uma missão de vida, e isso te motiva sempre a dar o seu melhor para conseguir proporcionar a si e aos seus amigos aquela experiencia novamente. Viaje mais e surfe melhor! De quebra conheça uma cultura nova, se aproxime mais de seus amigos e cria novas amizades também. Se você é meio iniciante e acha que não surfa o suficiente para fazer uma trip, eu tenho algo para te falar...esquece isso! Pegue um amigo que saiba surfar melhor e que possa te auxiliar na água caso algo de errado, escolha picos de surf no mundo em que tenham ondas mais tranquilas mas ainda sim perfeitas, escolha a época certa e só vai! Claro, as vezes não conseguimos viajar para fora do país, e está tudo bem! Existem muitos outros lugares no Brasil que você pode viajar e pegar ALTAS ondas. Mesmo que seja dentro do seu estado ou até mesmo perto da sua casa, Mas explorar um lugar novo sempre fará você dar um salto de evolução no surf! Vai ser impressionante o quanto você vai evoluir no surf quando fizer uma surftrip e a experiência será incrível.


Dica Extra: Varie Seu Local de Caída

Eu sei que temos nossa praia, local que sempre caímos, amamos e nos sentimos confortáveis alí.


Mas quer saber uma coisa? Apesar de ser maneiro ser local de um lugar, isso pode te prejudicar.


Pegar sempre a mesma onda, o mesmo estilo, no mesmo local, coloca seu surf em uma zona de conforto e você evolui menos.


Pegar ondas diferentes (cheias, tubulares, rápidas, frontside, backside, etc) faz você desenvolver mais valências do seu surf, seu drop, suas manobras e leitura de onda, te tornando um surfista mais completo.


Então, procure de vez em quando cair em locais diferentes, com ondas diferentes e se desafie a surfar bem em um lugar que você não conhece, isso o fará evoluir mais e conhecer lugares novos.


Escrevi um outro artigo para você aqui no blog do Canal Surf Storm e nele você vai descobrir o qual o seu nível de surf e algumas dicas de como você pode evoluir mais rápido para cada um dos níveis.


Acredito que esse artigo seja um EXCELENTE complemento a este artigo que você acabou de ler:


Qual é o seu "Nível de Surf" e como evoluir? Dicas para a evolução no surf de todos os níveis


Surfista muito obrigado por ter lido até aqui! Espero que tenha contribuído com o seu surf de alguma forma.


Se tiver alguma outra sugestão para os outros leitores só deixar aqui nos comentários.


Deixa aqui embaixo seu comentário sobre o que achou da matéria ou alguma dúvida que nós do @papodesurfista e o pessoal do @canalsurfstorm teremos o prazer de te responder!


Aloha!


Autor: Lucas

Saiba mais em @papodesurfista

217 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon