Conheça a Urca: Dicas de Programas de Verão para os dias Flat

Conheça a Praia Vermelha, faça SUP, veja tartarugas, faça uma trilha na Pista Cláudio Coutinho e tome uma cerveja na mureta. Um típico programa de carioca para aqueles dias sem ondas do verão. Se liga nas dicas!

O verão pode ser um verdadeiro sofrimento se você é surfista no Rio de Janeiro. O período é marcado por longos períodos de mar "flat" que deixam a galera na fissura pra entrar de novo no mar. Mas não é porque não tem onda, que você não pode ter aquele contato com a natureza e com o mar, não é? Nessa primeira matéria com dicas de programas de verão para os dias flat, fizemos talvez o meu roteiro favorito no Rio e passeamos pela Urca, um verdadeiro paraíso no meio da "babilônia".


A Urca tem uma série de possibilidades de programas maneiríssimos de serem feitos. É possível curtir bem e passar um período do dia, ou até o dia inteiro e se divertir muito por lá. No nosso caso, passamos a manhã e almoçamos por lá, um roteiro super tradicional carioca e também imperdível para quem é turista.


Trilha Pista Cláudio Coutinho:

A entrada da trilha da pista Cláudio Coutinho fica logo à esquerda da Praia Vermelha, na Urca, e tem pouco mais de 1km de extensão. No meio de uma reserva ecológica, com a encosta do morro do Pão de Açúcar à esquerda e o mar à direita, a trilha tem um cenário exuberante e é ótima pra começar o dia.


Os locais costumam caminhar e correr por lá diariamente, além de ter uma galera que encara fazer rapel e escalada mais acima. No final da pista, ainda há entrada para outras trilhas um pouco mais avançadas. Se tiver com tempo, vale a pena conhecer e relaxar em um dos bancos com vista pro mar. É um bom começo, não?








Passeio de SUP na Praia Vermelha:

Talvez esse seja o ponto alto do dia, ainda mais pra surfistas na fissura que não querem ficar longe do mar. Não sou surfista de SUP, mas vale a pena se aventurar de vez em quando, ainda mais no verão carioca que costuma ter água calma, quente, clara e muito sol.


Indicamos para aluguel de Stand Up Paddle a barraca do Dener e do Dudu, uma barra verde no meio da praia, com dois caras muito gente boa que vão te receber super bem!

Enquanto faz o passeio, você pode deixar suas coisas na barraca. Além da aula com instruções para quem não costuma andar de SUP, eles vão te dar várias dicas de onde encontrar peixes e tartarugas, que são bem comuns por lá. No nosso caso demos sorte e acompanhamos uma na remada.


Ponho esse passeio como imperdível, já que você tem total contato com a natureza e conhece um dos lugares mais bonitos do Rio de um ângulo totalmente diferente, além de ter um preço super em conta. Quem quiser, pode entrar em contato com o Dener com antecedência, é só seguir a página no Instagram @Suppraiavermelha ou o Facebook deles clicando nesse link.


Almoço no "Boteco BelMonte" e cerveja na Mureta:

Um dos programas mais tradicionais do carioca, é aquela cerveja na mureta no "fim de tarde". Uma das melhores formas de fechar o dia vendo o sol se pôr, tomando uma gelada e com petiscos de alto nível. No nosso caso, como o roteiro foi pela manhã para fugir da multidão do verão, almoçamos no tradicional restaurante "Belmonte" que fica há cerca de 10 minutos andando da Praia Vermelha. Existem outros restaurantes de qualidade por ali, mas preferimos algo mais tradicional carioca pra fechar com chave de ouro. As opções vão desde Picanha à brasileira a Moqueca Baiana e combinam perfeitamente com um "pós praia". Melhor ainda é acompanhar com um dos sucos artesanais da casa o almoço, para quem não quer tomar uma.


É isso galera, para quem não conhece esses "spots" vale a pena conhecer e passar uma manhã/tarde bem carioca na região. Aloha e bom passeio!


João Pedro Braga - Canal Surf Storm

38 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon