• papodesurfista

Dica de como surfar com mais pressão e acertar mais manobras no surf

Muitas vezes sentimos que estagnamos no esporte, não conseguimos acertar as manobras que queremos na onda. Mas existe uma saída e ela pode estar mais próxima de você do que imagina! Nesse artigo vamos falar sobre uma das formas mais eficientes de você ir para o próximo nível do seu surf. Para ajudar você a evoluir no esporte e se divertir mais no mar, nós chamamos o Lucas do @papodesurfista que irá revelar como você pode evoluir seu surf mais rápido e sair da estagnação, mesmo que você seja um surfista de final de semana.

Eu acredito que o surf possui 4 pilares: Corpo, Equipamento, Mente e Técnica.


Nesse artigo vou revelar como eu consegui ter clareza para reforçar um dos pilares que mais vejo os surfistas tendo dificuldade: Técnica de surf.


De fato, não existe o jeito “certo” de surfar, mas existe o jeito mais eficiente, padrões corporais que os profissionais do circuito mundial possuem que tornam o surf deles o mais eficiente e potente possível.


Inclusive, são exatamente esses padrões corporais que eu vou falar para você nesse artigo e eu te convido a ler até o final, pois lá embaixo eu tenho uma surpresa para você.


Aliás, você já sentiu aquela sensação de estar surfando e não estar mais evoluindo como antes?


Parece que sempre estamos no mesmo nível, erramos as mesmas coisas e não sabemos o que fazer para evoluir e sair dessa estagnação.


As vezes colocamos a culpa no mar, na prancha, no crowd e etc.


Mas o fato é que o fator principal, e que 95% dos surfistas não possuem consciência, é que essa dificuldade de executar e acertar as manobras é devido à falta de clareza.


Sim, essa palavra pode ser tão genérica quanto os benefícios que ela pode trazer no seu surf, mas fique tranquilo que eu vou te explicar melhor.


Sabemos o quanto o surf é importante para nós, quando damos aquela caída e pegamos altas, parece que tiramos todas as energias ruins, saímos leves e felizes da água, não é verdade?


Basta lembrar da última vez que você saiu da água com um sorriso no rosto depois de ter pegado altas ondas, aposto que seu dia foi mais leve e alegre, não é mesmo?


Porém, é ao mesmo tempo frustrante quando não conseguimos pegar boas ondas, só nos estressar na água, ver os outros pegarem e você só ficar boiando ou quando pega uma onda e não consegue fazer aquilo que você tinha em mente para suas manobras.


Claro, só de estar na água já nos sentimos melhor, mas não é a mesma coisa quando pegamos altas, não é verdade?


Mas deixa eu te fazer uma pergunta: Quantas vezes você para e pensa em como melhorar seu surf?


Se você é que nem eu, você já pensou algumas vez se uma prancha melhor o ajudaria, preparo físico melhor o faria pegar mais ondas e saber mais técnica ajudaria a mandar mais manobras.


De fato, sim, mas o grande X da questão é: como?


E é exatamente isso que eu chamo de clareza, saber seu estado atual, seus erros e como ajusta-los são os fatores que farão você focar em sua preparação para o surf naquilo que você realmente precisa para surfar melhor e se divertir mais na água.


Eu poderia aqui falar dos 4 pilares, mas, como eu já disse, vou focar aqui no pilar técnico e deixar os outros pilares, que são igualmente importantes, para um próximo artigo, beleza?


Então se você deseja aprimorar sua técnica no surf e alcançar uma evolução exponencial nas suas manobras, fica comigo até o final desse artigo, beleza?


Vou te mostrar um pequeno “hack” que aprendi no @powersurf com o Rodrigo Machado @surfcoach que eu apliquei no meu surf e que você poderá aplicar no seu surf também.


Ele me ajudou demais nas minhas manobras e eu tenho certeza que ele vai te ajudar também.


Hack do Quadril


Muitas pessoas dão atenção a cabeça, braços e tudo mais, mas esquecem do mais importante: O quadril.


De fato, eles são importantes, mas o que faz você de fato manobrar no surf é colocar o seu peso nas bordas da prancha!


E o principal elemento do seu corpo que é capaz de fazer isso é seu quadril!


As outras partes do seu corpo apenas auxiliam nos ajustes finos do seu peso, mas o que de fato gera a manobra é a transferência do seu peso para as bordas, causada pela rotação, ou a “dissociação”, do quadril.


Vou mostrar na prática como isso faz diferença


Início de um cutback com um padrão de movimento pouco eficiente

Nessa primeira imagem você pode até pensar “po, manobra meneira”.


De fato eu curti essa foto, mas eu errei essa manobra e você vai entender melhor o que eu quero dizer.


Reparem que estou próximo a crista da onda e angulação de minhas pernas (em vermelho) está praticamente a mesma, isso indica que eu não estou com quase nenhuma (ou nenhuma) rotação de quadril ali.


Resultado? Só olhar a foto aqui embaixo...


Resultado de um padrão de movimento ineficiente

Se vocês notarem, eu perco o equilíbrio, pois eu esperava que a prancha se comportasse de uma maneira, virando de fato, mas não foi isso que eu transmiti a ela com o meu quadril, eu não coloquei o peso na borda suficiente, pois não rotacionei meu quadril.


Agora vamos olhar outra foto de outra onda minha


Início de um cutback com um padrão de movimento um pouco mais eficiente

Reparem que angulação de minhas pernas é diferente! A de trás está mais dobrada e a da frente mais esticada.


Isso é devido a uma rotação que apliquei no meu quadril, o que me fez jogar mais peso nas bordas, dando efetivamente o comando na prancha para ela virar.


Agora vamos ao resultado


Resultado do padrão de movimento mais eficiente na manobra

Reparem que nessa manobra eu não perdi o equilíbrio, consegui até inverter o sentido da prancha e jogar mais água, apesar da onda ser menor que a da outra imagem.


Agora, vou te mostrar a imagem de um cutback de uma das lendas do surf, Kelly Slater.


Mito Kelly Slater executando com um padrão de movimento eficiente em um belo cutback

Reparem na rotação de quadril e, consequentemente, de tronco que ele executa nessa manobra. Entendeu como funciona?


A rotação do quadril é o que faz você colocar o peso nas bordas e de fato jogar mais água.


E antes que você pense que isso só ocorre com o kelly, se liga nessas imagens Toledo mostrando o mesmo padrão


Toledo mostrando uma padronagem de movimento parecida e super eficiente

Griffin Colapinto



Padrão de movimento repetido pelo Griffin

Até mesmo o mestre do estilo, Joel Parkinson, pratica um padrão bem parecido


Joel mostrando um o mesmo padrão eficiente

Claro, cada um tem seu estilo, mas repare que em todo início de manobra há a rotação, ou dissociação, do quadril.


Lógico, essa posição de joelhos não permanece assim durante toda a manobra! Conforme você coloca mais peso no pé de trás e a prancha gira, seu joelho da frente irá dobrar.


Mas o importante aqui é você notar como essa rotação de quadril é um padrão que se mostra super eficiente para manobrar no cutback.


Inclusive, essa rotação também ocorre nas cavadas de backside!


Se você se identificou com o que eu disse, eu te aconselho fortemente a continuar lendo porque agora é a melhor parte!


Esse é um dos hacks que mais fizeram diferença no meu surf.


Agora, como de fato aprender essa técnica? Como criar uma “memória muscular” da dissociação do quadril?


Bem, eu vou te revelar como você pode garantir não só esse hack, como também muitos outros para você aprimorar suas cavadas de frontside, cavadas de backside, cutback de backside e outros.


Esse hack eu aprendi durante o curso presencial do @powersurf com o Rodrigo Machado @surfcoach.


O método consiste em treinamentos de técnica de surf no solo, no surfskate e na água.


O Rodrigo usa técnicas do que chamam de Ginastica Natural (movimentos que simulam a movimentação de animais) e adapta esses movimentos para o surf.


Durante o treinamento, você faz exercícios no solo que simulam os movimentos do surf, em uma sequência de movimentos bem encaixados, que trabalham não só sua técnica no surf como também sua preparação física e mobilidade.


Após as práticas no solo, o Rodrigo irá fornecer surfskates Smoothstar para o treinamento da técnica no surfskate.


E então haverá um surf com filmagens e depois uma analise dos seus vídeos surfando, com a explicando da técnica e de como você ajusta suas manobras.


No treinamento, você terá um profissional que já trabalha e desenvolve essa técnica há mais de 15 anos, e ele vai te mostrar o passo a passo do seu lado de como executar cada técnica do power surf.


Agora a melhor parte, o Rodrigo está com uma agenda de 2020 feita para o Brasil e o próximo power surf vai ocorrer nos dias 14 e 15 de março, no Rio de janeiro.


Inclusive, se você se inscrever para qualquer um dos Power Surf (no Rio ou em qualquer outro estado) até o dia 7 de Março, eu tenho um Bônus exclusivo.


Você se inscrevendo no Power Surf não só irá ter um treinamento completo para fazer em casa, no solo e no surfskate, que irá levar você para o próximo nível técnico no surf, como também terá a oportunidade de participar da criação do meu treinamento online sobre pranchas de surf.


Nele eu vou ensinar o passo a passo para você escolher a prancha de surf que se encaixa com o seu surf e desenvolvê-la até sua prancha mágica!


Portanto, você de cara já trabalhará 3 pilares do seu surf em apenas uma oportunidade.


Então, eu te convido a continuar lendo esse artigo que eu vou te revelar como você pode se inscrever no curso dele, no Rio ou em qualquer outro local e aproveitar essa oportunidade.


Inclusive, o treinamento do Rodrigo serve para qualquer nível de surf, quando fiz o treinamento havia pessoas tanto avançadas como iniciantes e ambas obtiveram resultados incríveis.


O Rodrigo disponibiliza surfskate da Smoothstar para todo mundo durante o treinamento, você não precisará levar skate, caso tenha.


Mesmo que você não tenha um surfskate, que aliás eu recomendo MUITO que você faça esse investimento, você ainda pode tirar os proveitos do treinamento depois treinando os movimentos no solo na sua casa ou na academia.


Agora, como fazer para se inscrever e garantir esse bônus comigo?


Simples!


Só ir ao instagram do @powersurf ou do próprio Rodrigo @surfcoach e mandar uma mensagem para ele falando que você quer se inscrever no power surf e que veio da indicação do @papodesurfista e do @canalsurfstorm.


Após feita a inscrição com ele, vá ao meu instagram @papodesurfista e me manda uma mensagem falando que você se inscreveu no power surf.


E claro, se você ainda não me segue, te convido a me seguir para você não perder nenhum conteúdo da página!


Lembrando que esse bônus comigo só é valido se você se inscrever em um dos power surf até o dia 7 de março! Fechou?


Só para lembrar surfista, as vagas do Power Surf são limitadas, então aconselho fortemente que você já mande uma mensagem para o Rodrigo para você se inscrever e aproveitar o salto exponencial na sua técnica.


Eu fiz o treinamento em dezembro de 2019 e foi transformador para mim, e acredito fortemente que será para você também.


Qualquer dúvida que você tiver, pode falar comigo ou com o Rodrigo, beleza?


O @canalsurfstorm e o @papodesurfista estão muito animados felizes de poder apresentar essa proposta de evolução no surf para você surfista!


Muito obrigado Surfista por ter lido todo esse conteúdo que fiz com muito carinho para você!


Forte Abraço e Aloha!


Autor: Lucas

Saiba mais em @papodesurfista

338 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon