top of page

Fotógrafos do Rio de Janeiro lançam campanha para ajudar a combater o óleo nas Praias do Nordeste

Fotógrafos de surf do Rio de Janeiro se juntaram para fazer uma campanha onde irão converter os lucros de venda de fotos para Projetos e ONGs que se mobilizam para realizar a limpeza do óleo das praias do nordeste afetadas

Em menos de 2 meses, o derramamento de petróleo no Nordeste já atingiu quase 250 locais e afetou ao menos 14 unidades de conservação ao longo de 2.500 km da costa brasileira, matando animais e prejudicando a economia da região.

Fonte: @deolhonoscorais

Apesar da proporção recorde do desastre, ainda não foram respondidas perguntas importantes, como quem são os responsáveis e quais serão seus impactos ambientais e sociais a longo prazo. Mas mais importante do que identificar os responsáveis, é atuar para que os impactos do dano ambiental sejam os menores possíveis. Temos visto diversos grupos e projetos das regiões afetadas fazendo mutirões incessantes de limpeza das praias da região, muitos sem a estrutura e equipamentos adequados para isso.


Muitos de nós ficamos aterrorizados com o que vemos, mas de longe, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, não conseguimos ajudar e acabamos apenas torcendo por esses que lutam para ajudar o meio ambiente no Nordeste. Mas parece que um grupo de fotógrafos de surf da cidade do Rio de Janeiro cansou de apenas a