Fotógrafos do Rio de Janeiro lançam campanha para ajudar a combater o óleo nas Praias do Nordeste

Fotógrafos de surf do Rio de Janeiro se juntaram para fazer uma campanha onde irão converter os lucros de venda de fotos para Projetos e ONGs que se mobilizam para realizar a limpeza do óleo das praias do nordeste afetadas

Em menos de 2 meses, o derramamento de petróleo no Nordeste já atingiu quase 250 locais e afetou ao menos 14 unidades de conservação ao longo de 2.500 km da costa brasileira, matando animais e prejudicando a economia da região.

Fonte: @deolhonoscorais

Apesar da proporção recorde do desastre, ainda não foram respondidas perguntas importantes, como quem são os responsáveis e quais serão seus impactos ambientais e sociais a longo prazo. Mas mais importante do que identificar os responsáveis, é atuar para que os impactos do dano ambiental sejam os menores possíveis. Temos visto diversos grupos e projetos das regiões afetadas fazendo mutirões incessantes de limpeza das praias da região, muitos sem a estrutura e equipamentos adequados para isso.


Muitos de nós ficamos aterrorizados com o que vemos, mas de longe, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, não conseguimos ajudar e acabamos apenas torcendo por esses que lutam para ajudar o meio ambiente no Nordeste. Mas parece que um grupo de fotógrafos de surf da cidade do Rio de Janeiro cansou de apenas assistir a tudo isso, e criou uma campanha para ajudar aqueles que estão botando a mão na massa.


Nessa quarta-feira (30/10), as redes sociais de quem acompanha o surf carioca amanheceu com uma campanha feita pelos fotógrafos de surf da cidade, com belas fotos de praias tiradas por eles e que continham a seguinte mensagem na descrição:

"O gigantesco vazamento de petróleo cru que se espalha pelos nove estados do nordeste brasileiro, afetando uma área de mais de 2 mil quilômetros de faixa litorânea, vem dominando as conversas, e post nas sociais ultimamente. (...) Estou disponibilizando a imagem acima para impressão e reverterei TODO LUCRO para a compra de luvas e qualquer outro material que ajude na remoção do petróleo que chega ao litoral."
Algumas das imagens disponibilizadas pelos fotógrafos para a campanha. Foto 1: @zerodoiszoom | Foto 2: @p11pics | Foto 3: @helenabarretophoto

Idealizador da campanha, o fotografo Fernando Amorim, mais conhecido como Zero Dois Zoom, falou um pouco de como surgiu a ideia:

"É a forma que encontrei de poder ajudar. Fazendo essa ação e incentivando à outros fotógrafos a participar e apoiar quem está lá colocando a mão na massa de alguma forma, mesmo estando tão longe."

O grupo começou a se mobilizar no começo da semana e buscou divulgar a campanha através das redes sociais o mais rápido possível, visto a urgência de necessidade de apoio das ONG's e projetos. A fotógrafa Helena Barreto, que começou fotografando o surf, mas hoje trabalha com cinema, também vem participando da campanha e disse que não pensou duas vezes quando veio o convite:

"A gente fica um pouco frustrado em ver tudo isso acontecendo de longe e não poder fazer nada, então foi um alivio quando surgiu a ideia. Apesar de ser lá no Nordeste, também é o nosso litoral, eu não tive escolha, tive que participar. Essa é a nossa forma de incentivar e mostrar que quem está longe das áreas afetadas também pode fazer a diferença, no nosso caso, com a fotografia, mas todos podem ajudar de alguma forma."

Em menos de 24 horas, dezenas de pessoas procuram os fotógrafos para ajudar de alguma forma, seja financeiramente, ou com divulgação da campanha.


Para participar e ajudar, você pode entrar em contato com os fotógrafos listados abaixo por DM (Mensagem Direta no Instagram) para a compra das fotografias disponíveis que terão o lucro revertido para a luta contra o óleo nas praias:

  1. @zerodoiszoom;

  2. @helenabarretophoto;

  3. @p11pics;

  4. @ready2fly_imagens_aereas;

  5. @yuneskhader

  6. @annaveronicafr

  7. @rigor_imagens

  8. @rejanelemosphoto

  9. @barbaralamasphoto

  10. @mairakellermann

  11. @sebaslopezsanchez

O Canal Surf Storm também não quis ficar de fora, e nesse sábado (02/10) faremos uma sessão de fotos na Praia de Itacoatiara, onde os lucros serão revertidos para os projetos de limpeza do óleo das praias do Nordeste.


Além disso, lançamos a Campanha "TODOS PELO NORDESTE", onde está sendo feita uma vaquinha que terá os valores direcionados à projetos e ONGs que estão atuando para a remoção dos óleos das praias da região.


Para ajudar basta clicar no link ao lado: http://vaka.me/778431


Parabéns aos fotógrafos e à todos que buscam ajudar de alguma forma no combate ao caos nas praias do nosso litoral. Contamos com a sua ajuda!



113 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon