• Fernanda Bahia

Inscrições para o Vans Triple Crown Digital são encerradas - Confira quem são os favoritos

Na última segunda-feira, 18 de janeiro, as inscrições para o Vans Triple Crown of Surfing, que na temporada 2020/2021 está sendo um campeonato virtual, terminaram. E neste ano, teremos apenas uma única representante do Brasil entre os inscritos. Confira os favoritos para vencer o tradicional circuito da coroa havaiana.

Foto: Paulo Dias

A Triple Crown of Surfing é um dos circuitos mais tradicionais do mundo do surf. E se o Brasil fez história na última década vencendo o prêmio pela primeira vez em décadas com Gabriel Medina e Jessé Mendes, este ano, na primeira versão virtual do circuito, o Brasil não está contando com muitos participantes. A única atleta representando as cores verde e amarela é a surfista de Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro, Raquel Heckert. Com a versão online da premiação, que além do título da coroa havaiana, conta com um total de 200 mil dólares de premiação, mulheres também puderam participar, depois de 10 anos de fora.

Além de Raquel, Tati Weston-Webb também se inscreveu, mas parece estar representando a bandeira dos EUA, que é a que aparece junto ao seu nome no site do VTC. Entre os homens, a bandeira brasileira não tem representantes.

Acima, uma das ondas de Pipeline de Tatiana Weston-Webb. Abaixo, uma das ondas inscritas para Sunset Beach, Tati é uma das favoritas à coroa havaiana.

A maioria esmagadora dos participantes são atletas dos EUA. Parece que a dificuldade de acesso às praias do Hawaii, por conta da pandemia causada pela covid-19, pode ter impedido que outros países também fossem representados, sendo esse o resultado. As pontuações ainda estão sendo avaliadas e serão divulgadas no site oficial do Vans Triple Crown of Surfing, onde você também pode assistir todas as ondas inscritas.


Até aqui, o ranking com mais pontuações apresentadas é o da etapa de Haleiwa, que contou com um bom swell logo no inicio da janela da competição, e é liderado por John John Florence no masculino e pela australiana Bronte Macaulay, no feminino (apesar de não terem muitas ondas contabilizadas no ranking feminino até então):

Alguns nomes conhecidos do CT estão na lista de vídeos inscritos. E parece que muitos rookies se arriscaram a participar dessa nova versão do Vans Triple Crown, que tinha como diferencial a "acessibilidade" onde qualquer um que estivesse surfando pelo Hawaii durante a janela poderia se inscrever. Mas entre as ondas favoritas, são os veteranos quem chamam mais a atenção mesmo, tanto no masculino quanto no feminino. Nomes como John John Florence, Jack Robinson, Ethan Ewig, Tatiana Weston-Webb e Moana Jones são alguns dos destaques, mas ainda é preciso aguardar todas as pontuações para o desenrolar dessa competição. Confira abaixo algumas das ondaa melhores pontuadas até aqui e os possíveis favoritos ao prêmio:

Com dias de swells muito bons, e o cancelamento da etapa de Sunset Beach do Championship Tour, parece que os atletas aproveitaram para fazer sessões longas de surf e irem atrás das filmagens ideais para se inscreverem. Mas, pelo visto, os brasileiros não ficaram por lá atrás da coroa havaiana.


Os resultados do evento serão divulgados no dia 26 de janeiro, terça-feira, no site da Vans Triple Crown.


E ai, quem será o grande vencedor?