ITACOATIARA BIG WAVE 2021: Swell com ondas de até 4 metros inauguram a competição

A janela das competições do Itacoatiara Big Wave 2021, competição de surf de ondas grandes na modalidade remada, abriu nesta terça-feira (20) e vai até 30 de setembro. A competição que vai para o sua 3ª edição, já virou tradição entre alguns dos maiores surfistas de ondas grandes do país e será disputada em formato virtual em 2021, devido à pandemia.

Foi dada a largada para o Itacoatiara Big Wave (IBW) 2021! E a janela de competições da 3ª edição do campeonato, que ocorre em formato virtual, devido à pandemia, foi aberta nesta terça-feira (20) junto com um mega swell de sudoeste que chegou no litoral do Rio de Janeiro e estima-se que gerou ondas de até 4 metros em Itacoatiara. O campeonato, que está sendo realizado no formato digital pela primeira vez no Brasil, está seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, onde somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio que fizeram teste de Covid-19 podem participar da competição.

“Esse novo formato do Big Wave está bem bacana, vamos ter as duas melhores notas até o final, com tempo para a comissão julgadora. Niterói é berço do surfe e vamos cada vez mais levantar o esporte na nossa cidade”, comentou Gabriel Sampaio, big rider local.

E com o swell desta terça, diversos big riders como Lucas Chumbo, Marcus Monteiro, Gabriel Sampaio, Pedro Goulart e Gilmar Catelani já foram pra água para conferir as bombas de Itacoatiara e iniciaram a disputa pelo prêmio.

Itacoatiara gigante nesta terça-feira. Surfistas: Lucas Chumbo, Pedro Calado e Gabriel Sampaio. Fotos: Matheus Coutto e Tony D'Andrea


Apesar das diversas bombas surfadas por esses grandes nomes, o atual campeão da competição, Pedro Calado, também estava no mar hoje cedo e já é o cara a ser batido depois de surfar uma das melhores ondas do dia.

Surfista: Pedro Calado, Video: Matheus Coutto


Mas apesar de Calado ter garantido o título no ano passado também no primeiro swell da janela, a competição irá até o dia 30 de setembro e ainda tem muita água pra rolar!

Os atletas deverão fazer as filmagens e enviar para a organização do evento, onde após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes.


O resultado será anunciado até outubro e ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas. Lembrando que apesar de não haver público presencial, os fãs do big surf podem acompanhar as inscrições do Itacoatiara Big Wave 2021 pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).


E ai, quem será o campeão do IBW 2021?