top of page

Lucas Chumbo vence campeonato inédito de ondas gigantes em Nazaré

Ondulação gigante, susto e, claro, altas ondas. O Nazaré Tow Surfing Challenge finalmente aconteceu e com certeza vai ficar para a história do surf mundial. Confira um resumão de tudo o que rolou no primeiro campeonato de tow-in da história, organizado pela WSL

Após quase cinco meses de muita expectativa, finalmente o dia chegou e o Nazaré Tow Surfing Challenge foi pra água, na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro. Tudo ajudava para deixar o público (que eram milhares no cliff!) muito ansioso para essa competição, que além de ser o primeiro campeonato de tow-in organizado pela WSL, ainda contava com a expectativa de uma ondulação gigante que era esperado e até dita como “o maior swell de todos os tempos” e que deixou uma mancha preta nos mapas de previsão do Atlântico Norte.


Organizada em uma sessão de quatro horas, com um formato de rotação e de prioridade que manteve sempre cinco times dentro da água, cada time teve duas baterias de uma hora para puxarem um ao outro em ondas de tamanhos surreais. Logo cedo pela manhã já víamos que o campeonato seria histórico (e muito diferente dos demais organizados pela WSL).


Melhores momentos Nazaré Tow Surfing Challenge. Video: Reprodução WSL

O brasileiro (e atual recordista mundial) Rodrigo Koxa e o italiano Francisco Porcella desceram duas bombas de tirar o fôlego de todos assistindo no Cliff de Nazaré – e de todos que estavam vendo de casa também.