• Fernanda Bahia

Com Ítalo Ferreira e Jadson André na água, começa em Portugal a última etapa da Euro Cup of Surfing

Com janela aberta desde a segunda-feira, 28 de setembro, nessa madrugada de terça, 29 de setembro, os primeiros rounds do masculino e do feminino do MEO Portugal Cup of Surfing foram pra água. Com um fuso de 4h a menos, as chamadas serão realizadas as 3h da manhã no Brasil.

Ericeira, Ribeira d'Ilha | Divulgação/WSL

O local foi anunciado junto com a chamada, já que o formato "móvel" da competição deixou a decisão de onde aconteceria o evento para o último segundo, em busca das melhores condições da costa portuguesa. A competição aconteceu em Ericeira, em Ribeira d'Ilha, com ondas de 2 a 3 pés e ondas pequenas, mas entrando na direção certa.



E tivemos brasileiros na água. Italo Ferreira, que levou o troféu do primeiro evento europeu, na França, agora ganhou a companhia de Jadson André para o evento português. Os dois brasileiros enfrentaram um line-up de surfistas europeus e outros atletas do CT, para defender o país em mais uma competição da WSL Countdown.


Italo, que surfou muito com seu backside arrasador nas ondas de Ericeira, avançou direto para as quartas de final com uma pontuação de 14.67, contra os portugueses Henrique Pyrrait e Vasco Ribeiro. Já Jadson Anbdré, voltando às competições pela primeira vez no ano, foi eliminado, em uma bateria contra o marroquino Ramzi Boukhiam e o italiano Leonardo Fioravanti. Jadson ainda tem a chance de voltar para a competição nas eliminatórias, em uma bateria de repescagem contra Vasco Ribeiro.


Italo continua sendo o favorito para o evento em Portugal e para ser o campeão da Euro Cup of Surfing. Com tudo alinhando para o surfista, que é o atual campeão mundial, Ferreira venceu os dois eventos da WSL Countdown que participou, o Onda do Bem, no Brasil, e o French Rendez-Vous, na França. Além disso, tem duas vitórias consecutivas na etapa portuguesa do Circuito Mundial.


Entre as mulheres, não temos brasileiras no lineup. A favorita para o evento feminino é Johane Defay, surfista francesa que levou, ao lado de Italo, a vitória em casa, no French Rendez-Vous. Johane avançou para as quartas em sua bateria contra as portuguesas Carolina Mendes e Camila Cardoso, com um somatório de 13.27 pontos. A atleta é a única do CT na categoria feminina, mas vai precisar se preocupar com algumas atletas do QS que estão chegando com tudo. Pauline Ado, veterana do CT é, também, uma atleta que pode dar trabalho para sua conterrânea, e as duas já avançaram para as quartas.

Johane Defay no MEO Portugal Cup of Surfing | Foto: WSL/Damien Poullenot

Confira os atletas que entraram no mar nessa madrugada em Ericeira:

Mulheres: Bateria 1: Rachel Presti (DEU), Anat Lelior (ISR), Ariane Ochoa (EUK) 

Bateria 2: Johanne Defay (FRA), Carolina Mendes (PRT), Camilla Cardoso (PRT)

Bateria 3: Pauline Ado (FRA), Yolanda Hopkins (PRT), Mafalda Lopes (PRT) 

Bateria 4: Teresa Bonvalot (PRT), Nadia Erostarbe (EUK), Francisca Veselko (PRT) 


Homens: Bateria 1: Jadson Andre (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA), Ramzi Boukhiam (MAR) 

Bateria 2: Italo Ferreira (BRA), Vasco Ribeiro (PRT), Henrique Pyrrait (PRT) 

Bateria 3: Kanoa Igarashi (JPN), Maxime Huscenot (FRA), Afonso Antunes (PRT) 

Bateria 4: Frederico Morais (PRT), Gatien Delahaye (FRA), Aritz Aranburu (ESP) 


Destacamos em negrito os atletas que ganharam suas baterias no Round 1, e avançam direto para as quartas de final. Os outros ainda têm chance de voltar à competição no round de eliminatórias, que deve acontecer na manhã de quarta-feira em Portugal, madrugada no Brasil.


Vamos manter o Canal Surf Storm atualizado com o avanço de cada dia de evento, fiquem atentos. Por aqui ficamos na torcida pelos brazucas, no masculino. No feminino, estamos de olho em Johane e Vahine, vai que rola uma revanche? E vocês, estão torcendo por quem?

Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon