Mundial de Surf no Rio de Janeiro chega à sua 30ª edição nesta quinta-feira - Relembre

Etapa no RJ já pode ser considerada uma das mais tradicionais do Circuito Mundial de Surf, sendo parada obrigatória dos surfistas mundiais desde 1976*, completando 30 edições na edição deste ano do Oi Rio Pro 2019, que começa quinta-feira (20).

Últimos 3 anos foram recorde de público e registraram público médio de 60 mil pessoas

A edição do Oi Rio Pro 2019 começa nesta quinta-feira (20), em Saquarema, e será a 30ª vez que o mundial de surf acontece em águas fluminenses.

Pepê Lopes venceu o primeiro mundial de surf realizado no Brasil, em 1976.

A primeira edição da etapa do CT no Rio de Janeiro, ocorreu em 1976 na Praia do Arpoador e contou com a vitória do surfista carioca Pepê Lopes. Ao todo, são 38 edições do mundial de surf no Brasil, sendo que 8 delas ocorreram em Santa Catarina no inicio dos anos 2000. Dentre as etapas no Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca sediou a maior parte delas.


Confira abaixo a lista com todas as etapas e respectivos vencedores nas 30 edições de CT disputados no Rio de Janeiro:

A etapa do Rio tem como palco mais recorrente na sua história as águas da Barra da Tijuca, onde já sediou a etapa 19 vezes. Mas não é a toa que a etapa brasileira é tão esperada, já que é a etapa mais vencida por brasileiros em todo o Circuito Mundial de Surf, onde desde 1976, já foram dez títulos para os surfistas da casa, sendo o último deles, de Filipe Toledo, em 2018. Toledo conquistou o seu segundo título em Saquarema e se igualou ao também brasileiro, Adriano de Souza, o Mineirinho, como os únicos brasileiros a terem vencido a etapa do Brasil em duas oportunidades. Apesar dos brazucas terem vencido nos últimos 2 anos, o atual líder do ranking John John Florence, foi o último gringo à vencer no Rio, quando foi campeão no Postinho em 2016, e promete dar trabalho na edição deste ano. Falando em gringos vencedores no RJ, o país que mais conquistou títulos na etapa do Rio (mais até que o próprio Brasil) foi a Austrália, com 12 canecos. Apesar disso, o jejum australiano em águas fluminenses já dura 17 anos, quando Taj Burrow venceu a última vez na praia de Itaúna, em 2002.


Este ano chegamos com muita expectativa à quinta edição do Oi Rio Pro, a 30ª edição do evento no RJ, com start nesta quinta-feira (20) com prazo até o dia 28 de junho para definir os campeões nas ondas da Praia de Itaúna ou da Barrinha em Saquarema, a "cidade do surf" no Brasil! As previsões das ondas são positivas para que os melhores surfistas do mundo comecem a se apresentar logo no primeiro dia da janela, então fique ligado porque o show de surf vai ser garantido nesse feriado!

E ai, será que dá Brasil de novo?

.

.

.

Autor: João Pedro Braga

85 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon