ONDAS GIGANTES se aproximam do Hawaii e geram expectativa de swell HISTÓRICO em JAWS

Ondulação formada no Pacifico Norte se aproxima do Hawaii e promete ser o maior swell dos últimos anos na ilha. Expectativa altíssima para um dos maiores big surfs em JAWS já visto já mobiliza alguns dos maiores big riders do mundo.

A midia internacional vem chamando o swell de "o maior swell em JAWS nos últimos anos" vem se aproimando para o próximo final de semana.

Com expectativa de chegar à ilha no próximo sábado (16), a ondulação formada no Pacífico Norte não é brincadeira e gerou uma "Black plot" no gráfico. A mesma mancha negra que gerou uma grande expectativa naquela ondulação histórica em Nazaré no ano passado, lembra!? Mas dessa vez, a história vai acontecer no Hawaii, que vem tendo mais um inverno daqueles pro surf. Infelizmente, não teremos a competição "JAWS CHALLENGE" este ano, que teria a sua janela aberta no último 21 de dezembro de 2020 e provavelmente teria sinal verde para este big swell, mas foi cancelada pela WSL juntamente com as demais mudanças de calendário, devido à pandemia.


Outro fato curioso, é que a ondulação chega no final de semana anterior ao que seria a abertura da janela para a segunda etapa do Circuito Mundial de Surf, em Sunset Beach, que foi recentemente cancelada e teria a janela aberta no dia 19. Infelizmente é provável que seriam dois campeonatos históricos e com altas ondas já nos primeiros dias de janela, e que sinceramente, em nossa opinião não faz sentido o cancelamento, já que o surf vem acontecendo da mesma forma, e aglomerando tanto quanto (ou muito mais) do que se tivesse um controle por parte da organização do campeonato. Sorte para os freesurfers que terão a oportunidade de pegar altas ondas pela ilha.

Previsão do final de semana para JAWS pelo site MagicSeaweed

De qualquer forma, voltando o foco para JAWS, o swell vem ganhando força e indo em direção à ilha, e segundo a previsão, pode chegar com ótimas condições:

"O swell começa a chegar ao Havaí durante a madrugada de sexta para sábado, com período de 25 segundos. No sábado de manhã, o swell já deve chegar com período de cerca de 20 segundos e alturas de ondas gigantescas em picos que recebem bem esse tipo de swell, como Jaws, por exemplo. Segundo a análise batimétrica, isso significa que a altura das ondas de quebra pode ser bem mais de 30 pés." - contou um especialista local ao site MagicSeaweed.

Será que veremos ondas gigantes em JAWS nesse final de semana? Depois de Nazaré épico no final do ano passado, Mavericks histórico esta semana, pode ter chegado a vez do gigante acordou no Hawaii.


Vamos acompanhar e desejar boa sorte aos big riders.