top of page

Pela 1ª vez na história: Surfista transgênero vence campeonato de longboard na Austrália

Sasha Jane Lowerson, 43 anos, tornou-se a primeira mulher surfista transgênero a vencer uma competição profissional de longboard na história. A vitória vem movimentando o mundo do surf ao 'reabrir' o debate sobre competidores transgêneros, o que apesar de ser 'novidade' no surf, em outras arenas competitivas (como a NCAA, MMA, WMBA, NWHL e Olimpíadas), já é uma ocorrência regular

No último dia 16 de maio, na Austrália, a surfista Jane Lowerson, 43 anos, tornou-se a primeira mulher surfista transgênero a vencer uma competição profissional de longboard da história. Ela venceu a divisão Open Women (alta performance) e Open Women’s Logger (footwork sofisticado da velha escola) do Longboard and Logger State Championships.

Três anos antes, Sasha (então Ryan Egan) venceu a mesma competição, porém, na categoria masculina e também competiu na turnê de longboard masculina da WSL de 2015-2020, onde seu melhor resultado de temporada foi o 11º lugar.

Comecei uma transição médica no início de 2021. Até então me escondia das pessoas que surfavam, parei de surfar por seis meses. Eu basicamente tirei seis meses da água. Ser a primeira mulher transgênero competindo no surf não foi fácil em termos emocionais, mas a quantidade de apoio que recebi foi fenomenal e estou muito grata por estar envolvida, bem-vinda e abraçada pela comunidade de longboard na Austrália.” - declarou a surfista à mídia australiana.

A