Polêmica com Gabriel Medina em Pipeline faz WSL mudar regras de interferência para o CT 2020

A direção da WSL decidiu por mudar as regras de interferência em 2020, para evitar que novas situações do tipo ocorram

A etapa era Pipeline, em dezembro de 2019, e Gabriel Medina, ainda na briga pelo título, enfrentava nas oitavas de final o também brasileiro Caio Ibelli, o qual também já havia se envolvido em polêmicas do regulamento anteriormente.

Pois bem, dessa vez Medina jogou novamente com o livro de regras em baixo do braço. Em uma bateria com poucas ondas, Medina vencia com pontuações baixas, e Caio precisava de um 5,27 para virar e eliminar Gabriel, foi quando uma boa onda veio nos segundos finais. A prioridade era de Caio, que já havia dropado a onda, quando Gabriel Medina, propositalmente, fez a interferência. Medina sabia que, pela regra da época, perderia a sua segunda nota e que mesmo assim, apenas com a sua nota mais alta, iria ficar com uma pontuação maior e vencer a bateria. E assim foi.

Reveja a onda polêmica entre Gabriel Medina e Caio Ibelli. Reprodução: WSL


Mas a polêmica estava instaurada. Uma discussão de regras x ética tomou o mundo do surf, novamente com Gabriel Medina sendo o centro das atenções: Medina errou ou só usou as regras a seu favor? Bem, pelo regulamento, ele foi tático, porém, no mundial de surf, todos querem ver surf, e por isso, a WSL decidiu por mudar o regulamento, afim de minimizar que situações do tipo voltem a ocorrer.

A nova regra de interferência para 2020 agora indica que nos 5 minutos finais, caso o surfista cometa uma interferência, ao invés da segunda nota ser cortada, o surfista perderá a sua melhor nota. Além disso, caso os juízes interpretem que a interferência nos 5 minutos finais, foi feita de forma proposital, o surfista ainda será desqualificado.

Na nova regra, a WSL claramente quer que o surf prevaleça à tática/estratégia no regulamento, porém, vale lembrar, que agora há uma decisão que dependerá de interpretação dos árbitros, caso ocorra... em casos como o de Medina, que ficou clara a intenção, sem problemas, mas novas polêmicas podem surgir num futuro próximo, visto que agora a interpretação de "proposital ou não" dependerá dos juízes da WSL...


E você, o que achou da mudança da regra? Concorda ou não?.

.

.

.

Autor: João Pedro Braga (@jpdbraga)

819 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon