O SWELL TA ON! Primavera chega com um dos maiores swells da temporada e movimenta o surf nacional
Grande ondulação de sudeste formada por um ciclone sub tropical formada no Atlântico promete ser um dos maiores (senão o maior) da temporada de ondas do Brasil em 2021. Ondulação promete render boas ondas no litoral sudeste e deu alerta verde para diversos campeonatos de surf na região.

O inverno oficialmente terminou nesta quarta-feira (22/09) e com a chegada da primavera, os surfistas do sudeste do país já temem sentir os princípios do verão nas sessões de surf a qualquer momento, com longas esperas de ondulação, períodos flat e fundos desmontados, certo? Bom, parece que ainda não. Uma grande ondulação com predominância de leste/sudeste chegou junto com a primavera para das as boas vindas à estação e promete render dias de boas ondas para o final de setembro.
Um ciclone subtropical formado no atlântico vem gerando ondas com um período bem alinhado e bastante energia para os próximos dias. O auge deste swell será entre esta quinta (23) e sexta-feira (24) e promete "ligar a máquina" de picos que recebem bem esse tipo de ondulação. Desde a Laje de Jaguaruna, Silveira, o litoral norte de São Paulo, até Arpoador, Leme, Copacabana, Itacoatiara, Regência e até a Laje de Avalanche tem expectativa de funcionar nesse swell, sem falar, claro de outros picos "raros" que podem acordar como Itapuca, Brejó, o Sorriso e Forte de Copacabana, além dos point breaks capixabas e até a famosa e rara onda da Boca do Rio de Regência, que nunca mais foi a mesma desde o desastre de Brumadinho. Além de boas ondas, a ondulação que chegou nesta quarta, no Rio, por exemplo, mais do quadrante Sul/Sudoeste, promete "refazer os fundos" que já estavam se desmontando nos beach breaks cariocas e dão uma sobrevida de esperança antes da temporada 2021 acabar.
E que sobrevida, ein? A vida após inverno no surf existe, e a prova disso é o alerta ligado para diversas competições de surf que devem acontecer nos próximos dias no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Na capital carioca, a Prainha deve receber um campeonato "surf treino" de ondas grandes nesta quinta-feira (23), enquanto o Arpoador irá receber o "Arpoador Surf Clássic" entre sexta-feira (24) e sábado (25) pela manhã, reservando o pico que deve funcionar de gala para os atletas que se inscreveram na competição e ir para a água a partir das 8h da manhã.