top of page

Quebre como uma menina! Relato de uma surfista em Bali

Em uma viagem para Bali, a Barbara Rizetto contou do dia que foi surfar e chegou no outside no meio de um crowd de quase 40 homens. Se você é mulher e surfa, com certeza já passou por uma situação parecida. Eu já.

A surfista Bárbara Rizzeto vem fazendo uma viagem fora de época para a ilha paradisíaca do surf, Bali, que parece não ser tão paradisíaca assim para as mulheres, por alguns de seus frequentadors. A série "Em bali com a Bá" que vem rolando desde que começou a viagem pelos stories do @canalsurfstorm com relatos da surfista, teve no seu 7º episódio uma situação de machismo, triste de se ver, mas infelizmente comum no meio do surf.


Se liga no relato da Bárbara:

"Relatos de uma mulher surfista num mar de homens: Fui surfar sozinha em Pandawa, Bali. Não conhecia a onda e nem ninguém na água, eu era a única menina no meio de um crowd grande de homens. 40 minutos se passaram, nenhuma onda surfada, ninguém deixava eu ir. Eis que sobra uma, alguém caiu, la vou eu... fiz a onda toda, foi irada!
Volto pro outside e um cara me diz: “Até que você quebra pra uma menina”, oi? eu viro pra ele e respondo: “meu amigo, eu quebro como uma menina. Meninas quebram!!!” Fica aqui uma reflexão pra que todo mundo entenda que a essência do surf é compartilhar, se divertir, e respeitar seja la quem for. Todo mundo tem direito de surfar, e num ambiente lotado de homens ( que são 5x mais fortes) eu não to pedindo privilégios ou gentilezas, só respeito. Let the girl surf!"

Surreal, não é? Parabéns à Bárbara pelo relato, expor situações do tipo que são mais comuns do que aparentam.. mas que quem não vive, não vê.


Eu mesma, como muitas outras meninas, já passei por situações parecidas, aqui mesmo no Brasil.


Fui surfar um dia no Grumari com um grupo que saía de Niterói para pegar onda no Rio aos domingos. Todos homens. Na água, mais homens. Nenhuma mulher no outside. Nenhuma mina para contar história. Me vi completamente acuada, assustada. Sem saber surfar muito bem, o medo de rabear um dos caras que estava ali era imenso. Porque mina, quando está na água, qu