Rip Curl Grom Search premia surfistas da nova geração em piscina de ondas em São Paulo
Bela Nalu foi a grande campeã das duas categorias, sub14 e sub16, do feminino. No masculino, no sub12, o carioca Pablo Gabriel levou a melhor, no sub14 o paulista Matheus Neves e no sub16, Ryan Kainalo.
Mateus, Pablo e Nalu no Rip Curl Grom Search | Fotos: Divulgação/RipCurl
O Rip Curl Grom Search está na sua 22ª edição, mas o evento desse ano é inédito no Brasil, já que é o primeiro da categoria a acontecer em ondas artificiais no país.

O evento aconteceu no condomínio de luxo Fazenda da Grama, em Itupeva, no interior de São Paulo, onde está localizada a piscina de ondas com tecnologia da Wavegarden Cove, a primeira da América Latina. A final da competição teve transmissão ao vivo pela SporTV e ainda contou com a participação do tricampeão mundial Gabriel Medina.
A vitória de Bela Nalu na categoria sub16 quebrou a sequência de títulos de Sophia Medina, que tentava o tetracampeonato do Rip Curl Grom Search, nessa edição. Bela ainda mostrou a que veio levando a melhor nas duas categorias. A surfista Luara Mandelli também fez pódio em ambas, em quarto lugar. Já no masculino, o campeão da categoria sub12 garantiu o seu bicampeonato. Pablo Gabriel também fez dois pódios e ficou em terceiro lugar na categoria sub14.
Os fãs de surf já estão acostumados a ver competições de surf em ondas artificiais, já que a piscina de ondas do Kelly Slater é palco do Championship Tour desde 2018. Mas o evento foi inédito e histórico no país e mostra que, cada vez mais, as piscinas de ondas serão realidade nas competições de surf.

As seletivas do Rip Curl Grom Search foram feitas virtualmente, por meio de ondas enviadas pelos atletas inscritos. E nessa quarta e quinta-feira, 6 e 7 de outubro, aconteceram as semis e finais na piscina de ondas da Fazenda da Grama.