• Fernanda Bahia

Rock e Surf? Conheça 12 Rockeiros que também são surfistas - Conhece todos eles? - #DiadoRock

O dia 13 de julho é considerado o Dia Internacional do Rock, e esse estilo musical tem mais a ver com o surf do que você imagina


Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, o rock e o surf andaram lado a lado, não a toa costumamos ouvir o rock nas trilhas sonoras de boa parte dos filmes e vídeos de surf. No Brasil, o início da consolidação do esporte foi marcado pelos programas de surf nas rádios que lançavam o rock nacional, na década de 80. A juventude que começava a praticar o surf era a mesma que consumia o rock, e consome até hoje. Os cantores da época também demonstravam interesse pelo estilo de vida dos surfistas e costumavam comentar isso nas entrevistas. Alguns, inclusive, foram além e passaram a praticar o esporte.


Por isso, no Dia Internacional do Rock, resolvemos trazer uma lista de músicos famosos do estilo musical que também são surfistas.


Você conhece esses surfistas?


Cris Martin (Clodplay)


Chris Martin é vocalista e compositor da banda de pop rock britânica, Coldplay. Talvez você já soubesse da relação do cantor com o surf, já que várias vezes, Chris Martin foi flagrado com sua prancha nas ondas de Malibu, onde ele mora. O cantor, em entrevista a rádio americana Kost FM, comentou que "ama tentar surfar, mas não é um surfista muito bom". Inclusive, a música Everglow, do sétimo álbum da banda, teve seu título inspirado em uma gíria que Martin ouviu na água uma vez, de um outro surfista.


Anthony Kiedis e Flea (Red Hot Chilli Peppers)


O fato da banda Red Hot Chilli Peppers ter se formado na California, na década de 80, talvez explique o porquê de seu vocalista, Anthony Kiedis, e seu baixista, Flea, serem, além de rockeiros, surfistas.


Flea e Kiedis no outsite | Foto: PacificCoastNews.com

O americano Anthony, vocalista e fundador da banda, surfa há anos e já fez até papel de surfista no cinema, no filme Caçadores de Emoção. Anthony já foi visto surfando em Malibu, na presença de Chris Martin (o primeiro nome da nossa lista) e a surfista de ondas gigantes brasileira, Maya Gabeira. E em 2018, assustou alguns fãs ao compartilhar uma foto dos lábios cortados em um acidente de surf, a poucas semanas de vir se apresentar no Lollapalooza Brasil.


O australiano Flea, baixista da banda, é, também, um adepto do esporte. Ele e Anthony, inclusive, já foram visto surfando as ondas do Rio de Janeiro, na praia do Recreio, em 2011, quando estavam na cidade para se apresentarem no Rock in Rio.


A música Road Trippin' do álbum Californication, inclusive, foi inspirada em uma viagem pela Pacific Coast Highway, durante a qual Kiedis, Flea e o então guitarrista da banda, John Frusciante, surfaram as ondas de Big Sur, logo após o retorno de John ao RHCP.




Kirk Hammet e Robert Trujillo (Metallica)


Kirk Hammet, guitarrista, e Rob Trujillo, baixista da banda de heavy metal, Metallica, além de rodarem o mundo fazendo música, buscam sempre lugares para praticar o surf durante as tours mundiais do Metallica. Rob é um típico californiano, que viveu o lifestyle do surf e do skate durante a sua juventude em Venice, Santa Monica, California. Já Kirk começou a praticar o esporte mais recentemente, em 2002. Rob, em entrevista a WSL, comentou que sua conexão com Kirk aconteceu muito por conta do surf, e que estava em uma surf trip no Tahiti quando recebeu o convite para tocar com o Metallica.


A banda, assim como Red Hot Chilli Peppers, fez uma reedição de uma parceria com a Billabong, que aconteceu em 2007, quando os quatro integrantes da banda se uniram a Andy Irons para produzir uma coleção de roupas. Em abril desse ano, a coleção inspirada em álbuns do Metallica foi lançada. Dessa vez, em mais uma homenagem a Irons, uma parte dos lucros da coleção serão destinados a ajudar a Fundação Andy Irons.


Brandon Boyd, Ben Kenney e Mike Einziger (Incubus)


Apenas dois, dos cinco membros da banda americana de rock alternativo, Incubus, não surfam. Brandon Boyd, o vocalista, Ben Kenney, baixista, e Mike Einziger, guitarrista, além de membros da banda, são também conectados pelo amor ao surf.


Brandon Boyd, em entrevista ao Las Vegas Sun, comentou que, quando jovem, tinha o sonho de ser um surfista profissional, e chegou a competir em alguns campeonatos locais na California. Mas que percebeu, na adolescência, que não era competitivo o bastante para ser tornar um. Já o baixista, Ben Kenney, conta ao Gravedad Zero, que aprendeu a surfar na costa leste dos EUA, em Manasquan, em Nova Jersey, com um bodyboard e que, hoje em dia, prefere as ondas pequenas e, sempre que pode, viaja para surfar. Mike Einziger, o guitarrista, é californiano, co-fundador da banda e, quando jovem, era adepto do skate também.


A banda tem uma organização beneficente, a Make Your Self Foudantion que, em 2013, criou uma campanha que tinha como "prêmio" uma aula de surf com Brandon Boyd em Huntington Beach, na California.


Taylor Hawkins (Foo Fighters)


Taylor Hawkins é mais um californiano, rockeiro e surfista da nossa lista. Baterista da banda Foo Fighters, Hawkins surfa, e seu filho também. Em mais de uma entrevista falando sobre as músicas e a banda, o assunto acabou caindo no surf. Em uma, para a Whale Bone Magazine, o baterista conta da sua primeira onda, no verão de 84 ou 85, um momento que ele considera a sua melhor memória do surf. Taylor conta também que hoje, costuma andar mais de mountain bike do que surfar, já que, agora que está mais velho, evita surfar em dias muito frios.


Billie Joe Armstrong (Green Day)


O vocalista, guitarrista e principal compositor da banda Green Day, Billie Joe Armstrong, é também californiano e um surfista. Billie pode ser visto surfando no trailer do filme de 2013, ¡Cuatro!, que conta a trajetória da banda na produção de seus três álbuns, ¡Un!, ¡Dos! e ¡Tres!. Além disso, no ano passado o hobbie do cantor veio a tona quando sua surfing van apareceu a venda na Nova Zelandia, por aproximadamente $40mil. A van, que é customizada com uma placa escrita GRNDAY e tem um autógrafo do próprio Billie Joe, foi utilizada por ele por anos na Califórnia para ir e voltar das sessões de surf.


Eddie Vedder


O vocalista da banda Pealr Jam, Eddie Vedder, que também tem uma carreira solo de sucesso, apesar de não ter nascido na Califórnia, deve também ao estado seu amor pelo surf, que começou quando ele tinha 11 anos, já que passou sua juvente no sul do estado, em San Diego, onde também começou a tocar e cantar. Eddie Vedder é amigo de Kelly Slater, já tocou, e surfou, no seu rancho e até mesmo organizou um festival de música no Hawaii, em 2016, em parceria com o surfista, o Ohana Fest. Hoje, o Ohana Fest ainda acontece, mas na California, mas sua quinta edição foi cancelada devido a pandemia do Coronavirus.


Donavon Frankenreiter


Mais um músico que cresceu na California e mergulhou no universo do surf, Donavon Frankenreiter é surfista profissional e toca soft rock e surf music (um gênero de música que veio do rock). Donavon já foi, inclusive, patrocinado pela Billabong. Como cantor de surf music, suas músicas são todas inspiradas no surf e Donavon fala sempre de como a música e o surf se interlaçam de diversas maneiras. Em entrevista a Surfer, Donavon conta que foi o surf que fez ele se tornar músico, e que ele se considera um surfista que toca música, e não o contrário. Com a Billabong, Donavon tem um shortfilm onde ele responde o porquê dele surfar. Ele afirma que "surfa porque isso o mantém vivo".


E aí, que outros surfistas rockeiros, ou rockeiros surfistas você conhece? O rock é tão presente na sua vida quanto é o surf? Quais bandas de rock você gosta de ouvir antes daquele surf? Conta nos comentários a relação do rock com o surf na sua vida também.

191 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon