top of page

SURF NA ESTRADA - DICAS E ROTEIROS PARA SURFTRIPS - FLORIANÓPOLIS

A ilha de Florianópolis é CERTAMENTE um dos melhores destinos de surf do país. Isso porque a ilha é muito constante em relação à ondas por ter praias que recebem swells de praticamente todas as direções e são protegidas por quase todas as direções de vento. Essa coluna busca dar os mínimos detalhes e ser o roteiro mais completo que você vai encontrar na internet para uma surftrip alucinante! Então se liga nas nossas dicas pra você planejar a sua Surf Trip pra ilha do melhor jeito possívelr!

A ilha de Florianópolis fica no estado de Santa Catarina, na região Sul do país. O estado é famoso por praias belíssimas que rendem altas ondas durante todo o ano em todo o seu litoral. O sul do estado conta com alguns picos famosos como Guarda do Embaú, Silveira, Ferrugem, Rosa, Cardoso, entre outras dezenas de opções ao longo do caminho. Já o litoral norte, conta com opções como Itapoá, Tijucas, Mariscas e Bombas. Apesar do foco do roteiro ser a ilha de Floripa, fica a dica para quem tiver mais tempo e gostar de explorar um pouco mais do litoral de SC. Quem sabe em breve não fazemos essa trip e lançamos também um roteiro para esses destinos?


Enfim, voltando a falar da ilha de Florianópolis, ela fica situada mais na região central do estado e tem um total de 42 praias:


Rola onda o ano inteiro, mas a melhor época para o surf é a temporada Outono/Inverno, entre Maio e Setembro. Uma dica importante, é que em SC como um todo, geralmente rola uma proibição de surf entre os meses de Maio a Julho, onda apenas algumas praias ficam liberadas para o surf, mas da pra se dar bem, já que nossa estadia por lá foi no mês de maio e pegamos ALTAS ONDAS como podem ver no vídeo aqui acima. Mas apesar de rolar altas (certeza que vai se dar bem), tende a ficar mais crowdeado e você ainda corre o risco de não possa surfar em todos os spots da ilha.


Vamos agora falar mais detalhes da praias boas pro surf na ilha. Florianópolis pode ser dividida em 3 regiões principais quando falamos de surf: Norte, Leste e Sul e vamos falar das melhores praias de cada uma delas.

Mapa de Florianópolis. Fonte: Site Adrenalina

Surf nas praias da Região Norte de Florianópolis

O Norte da Ilha, que é o mais urbanizado e menos constante pro surf, é famoso principalmente pelas orlas e praias como Jurerê Internacional, por exemplo, famosa pela ostentação. Falando do que importa (o surf), destacamos praias como Brava, Ingleses, Lagoinha e Santinho. O litoral norte costuma receber melhor ondulações de norte, leste e nordeste e os melhores ventos são predominantemente do quadrante Sul e Oeste (vento norte geralmente é maral).

Na trip que fizemos para essa matéria, em maio/2019, confesso que não visitamos o norte, pois estava muito clássico nas demais regiões, mas dependendo da ondulação e se estiver funcionando, vale o confere! Então se liga na dica:


1. Surf - Praia Brava

Um dos picos mais conhecidos e procurados da ilha, pode ser considerado o melhor do norte de Floripa. Com uma onda curta e forte, é muito constante, ainda mais comparando com as demais da região. É um beach-break que pode quebrar ondas de até 2,5m, funcionando com várias ondulações e ventos ( o que justifica a constância). Mas o que faz a Brava ser tão procurada e um dos melhores picos de surf de Florianópolis é o swell de leste e o vento terral de oeste, que com o fundo certo fazem valas animais com altos tubos pela praia, como o da foto ao lado. Como a praia tem fácil acesso (carro ou ônibus), o crowd é intenso.


2. Surf - Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses não é muito constante. Não chega a ter baixa constância como picos como a Lagoinha do Norte, mas perde para os vizinhos Brava e Santinho. Ainda assim, é um dos melhores picos de surf de Florianópolis. O pico é muito bom para surfistas de todas as experiências, ou seja, nos dias pequenos é excelente para quem está iniciando no esporte. O fundo aguenta ondas que podem chegar até 2 metros, então nos dias maiores e com as condições certas, swells de norte, leste e nordeste e ventos terrais opostos sul, oeste e sudoeste pode ter altas ondas. A praia é um beach break (fundo todo de areia) e é uma onda rápida e potente que quebra para os dois lados.


3. Surf - Praia da Lagoinha do Norte/Lambe Lambe

A Praia da Lagoinha do norte, popularmente como Lambe-lambe, é muito pouco constante, e geralmente parece uma lagoa. Mas quando entra um swell com tamanho de leste, com vento fraco ou terral de sul/sudoeste, o pico pode ficar épico quando funciona, com longas direitas que se conectam desde o point-break até o no meio da praia.


Nesses dias, com certeza o lambe-lambe pode ser considerado um dos melhores picos de surf de Florianópolis. Por ser um point-break muito perto de pedras, não é recomendado para surfistas iniciantes. É um destino muito procurado, especialmente no verão, portanto, apesar da certeza de diversão, prepare-se para o crowd.


4. Surf - Santinho

Alguns surfistas consideram a praia do Santinho a melhor praia do norte da Ilha de Santa Catarina. Além de ser muito constante, a praia tem um fácil acesso por carro (o que faz o crowd ser comum por lá) e rola algum localismo. Com ondas que variam de 1 a 8 pés nos dias grandes, recebe ondulação dos dois quadrantes, de sul e de leste, com ventos terrais na praia de norte a sudoeste. A formação das ondas são muito boas para os dois lados e formam uma onda potente e nas condições certas tubular. Com certeza vale a visita pra conhecer o pico.


Surf nas praias da Região Leste de Florianópolis

Fotos: Douglas Cominski / Claudio Medeiros

Chegando no leste de Floripa, já começamos a sentir o verdadeiro clima de surf na "Ilha da Magia", com um toque mais "roots" e um maior contato com a natureza. A região abriga algumas das praias mais famosas de surf do país, como a Praia da Joaquina (ex palco do WCT/WQS), Praia Mole, Barra da Lagoa, entre outras que quebram ALTAS ondas!

O litoral leste recebe melhor ondulações dos quadrantes leste e sul, e o melhor vento, no geral, predomina no quadrante oeste e norte (vento leste é maral e sul a Barra da Lagoa fica protegida pela pedra). Na trip que fizemos para essa matéria, em maio/2019, ficamos parte dos dias hospedados entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa e pegamos ALTAS ondas em todas as praias da região. Inclusive, todas as fotos de ondas acima foram tiradas durante a na nossa trip, por fotógrafos locais que conhecemos na ilha! Então se liga nas dicas pra se dar bem na região leste de Floripa:


1. Surf - Praia da Joaquina