top of page

Surfista Brasileira entra no Guiness Book por recorde de surfar a maior onda do mundo

Carioca é a primeira surfista do sexo feminino a entrar no livro dos recordes e pegou uma onda de 20 metros em Nazaré (Portugal) em janeiro de 2018.

A carioca, de 31 anos, surfou com sucesso uma onda medindo 68,72 pés (cerca de 20 metros) do vale até a crista na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, no dia 18 de janeiro de 2018. O anúncio foi feito pela Liga Mundial de Surfe (sigla WSL, em inglês) nesta segunda.


Maya Gabeira é uma das maiores big riders do mundo e conquistou o recorde com muita luta. Em 2013, sofreu um grave acidente, em Nazaré, que a afastou do esporte por um longo tempo, onde só veio à estar 100% e conseguir surfar o monstro que a derrubou uma vez novamente 4 anos depois, na temporada 2017/2018.


O recorde também, em parte, é resultado da pressão e luta de Maya nos bastidores para ter seu recorde reconhecido pela Liga Mundial de Surf (WSL em inglês) e pelo Guiness Book, os quais não tinha registros de recordes femininos na categoria de "maior onda surfada". Em meados de 2018, iniciou uma petição que rodou a internet e passou das 18 mil assinaturas.


O resultado veio a partir de agosto de 2018, onde a WSL parece ter mudado a postura com o surf feminino, anunciando várias medidas de incentivo e igualdade no esporte, inclusive, a inclusão da categoria feminina no Big Waves Awards deste ano.


– Estabelecer o recorde mundial é um sonho meu há muitos anos – disse Maya. – Mas, claro, após o acidente em Nazaré, em 2013, parecia um sonho muito distante. Demorou muito para ter uma temporada como a do ano passado, para estar 100% de novo, e completá-lo com um título de no Guinness Book é muito especial. - Disse Maya em entrevista ao GE.

Confira o vídeo da maior onda já surfada no mundo por uma mulher, com a rider carioca Maya Gabeira, abaixo:


Autor: João Pedro Braga - Canal Surf Storm



49 visualizações