Swell GIGANTE no Havaí desperta JAWS com ondas de até 20 metros e foi um dos maiores da história

Ondulação gigante atingiu o Havai neste sábado e impressionou até os surfistas mais experientes. Swell foi um dos maiores da história e gerou ondas de até 20 metros em JAWS e despertou uma WAIMEA histórica. Confira as imagens

Ondulação histórica despertou JAWS nervosa com ondas de até 20 metros. Foto: @tkleboe

"Histórico", "Gigante", "Insano", "Épico", estes foram alguns dos adjetivos que vimos ontem (16) os surfistas e fotógrafos mais experientes do mundo presentes no Hawaii chamarem o big swell que chegou no Havaí. A previsão já dizia que ia ser histórico. Como noticiamos na última semana, uma grande ondulação se formou no Pacífico Norte e caminhava diretamente para o Hawaii, apontando possíveis condições épicas para a ilha de Maui neste sábado (16). E não deu outra, Jaws e Waimea estavam simplesmente insanos.


Falando primeiro de Waimea: Imagens impressionantes mostravam a baía tomada pelas ondas gigantescas que chegavam e já mostravam desde os primeiros momentos do dia, que aquele seria um dia diferente. Grandes nomes do surf estavam na água, Jack Ho, Kelly Slater, John John Florence, entre outros grandes nomes do surf:

"Era tão grande e tão bom quanto vimos The Bay nos últimos anos, mas também muito difícil, com longos períodos de calmaria e com séries enormes que duravam 30 minutos ou mais."

O tradicional evento "Eddie Aikau' que acontece nas melhores ondulações em Waimea anualmente, infelizmente não aconteceu este ano, devido à proibição do governo havaiano da realização de campeonatos devido à covid-19, e impossibilitou o que os próprios havaianos falaram que poderia ter sido um dos melhores eventos de todos os tempos.

Waimea Bay domada por Davis Knowles. Foto: Jon Reiter

Mas, apesar de Waimea Bay também ser uma das maiores sensações da ilha, a maior expectativa do big surf estava em Jaws.


O site Surfline transmitiu AO VIVO por quase 4 horas o big swell em JAWS no seu Youtube.

Alguns dos maiores big riders do mundo fizeram bonito na sessão de tow-in que rolou em JAWS. Nomes como Kai Lenny, Nathan Florence, Billy Kemper, Garrett McNamara, Eli Olson, Shaun Walsh e Justine Dupoint se destacaram nas montanhas que quebraram no maior swell das últimas temporadas por lá. A francesa, foi um dos maiores destaques do swell com um tubasso que já é candidatíssimo à "Womens Ride of the Year" da temporada (apesar da WSL ter valorizado mais as ondas de Nazaré na temporada anterior ao também tubasso que a brasileira Michaela Fregonese pegou em JAWS na última temporada):



E é claro que o big surf brasileiro não podia ficar de fora e também teve seus representantes no freesurf em JAWS, com Andrea Moller e Yuri Soledade:

Andrea Moller na direita e Yuri Soledade na esquerda representaram o Brasil em Jaws.

Foto: Pompermayer


E é claro que Peahi também reservou momentos de tensão e vacas cinematográficas como estamos acostumados a assistir. Uma das cenas mais assustadoras, quando um windsurfer (a identificar) foi atingido pelo lip pesado de JAWS, ao mesmo tempo que outro surfista foi sugado e arremessado com a onda:

Momento tenso em Jaws filmado por Zoard Janko

Insano, ein?


O fato é que esta ondulação vai ficar marcada para a história, tanto por suas incríveis ondas, momentos e pelo fato de devido à pandemia, não termos visto o Jaws Challenge da WSL acontecer (cancelado há algumas semanas atrás) assim como o tradicional Eddie Aikau. Melhor para os big riders e freesurfers que puderam aproveitar para encarar essas verdadeiras montanhas.


Confira algumas das principais imagens desse JAWS histórico na galeria abaixo que vai ser atualizada no decorrer do dia:

Eli Olson, Justine Dupoint, Kai Lenny, Makua Rothman, Shaun Walsh, Garrett McNamara, Billy Kemper, & Brad Domke. Fotos: Pompermayer

4,141 visualizações