Swell histórico em Nazaré levou o big surf mundial a outro patamar - especialista divulga recordes
A temporada de ondas gigantes na europa começou a todo vapor com um swell histórico que pode ter sido o maior da história em praias como Nazaré e Mollaghmore, na Irlanda. Os maiores big riders do mundo se reuniram e deram um verdadeiro show de habilidade e big surf num swell que vai ficar marcado na história do surf mundial.

Os forecasts do mundo inteiro já previam e a expectativa era altíssima para este swell que iria inaugurar a temporda europeia de ondas gigantes. Ao longo da semana, big riders do mundo inteiro se mobilizaram para encarar o que seriam algumas das maiores ondas já vistas e em condições perfeitas. O gráfico, que apresentava uma "black plot' (mancha negra), mostrava que as condições seriam monstruosas e que o swell poderia ser o maior já visto, mas foi melhor que isso, além de grande, estava em condições perfeitas:
Este dia clássico de ondas gigantes e perfeitas foi gerado por um grande ciclone com ventos de 90km/h bem distante da costa de Portugal. A combinação entre ciclone distante e anticiclone sobre o pico de surfe garantiu um dos dias mais clássicos do surfe de ondas grandes do mundo. - explicou o doutor em oceanôgrafia Douglas Nemes.
Ao longo da semana, o mar foi acordando e ondas gigantes quebraram em alguns picos da europa, despertados pelo swell que era resultado do furacão Epsilon no Atlântico Norte. Destaque para o pico de Mollaghmore na Irlanda, que despertou ainda na quarta-feira em condições jamais registradas, onde dizem que o big rider local, Conon Maguire, surfou a maior onda já registrada no país:
