Teahupoo se candidata para sediar o surf nas Olimpíadas de Paris, em 2024

A lendária onda situada na Polinésia Francesa, há 16.000 km de Paris, é uma das melhores (e mais temidas) ondas do mundo e poderá sediar o surf nas Olimpíadas de 2024

O surf ainda nem aconteceu nas Olimpíadas de Tokyo, em 2020 e já é tema quente para os jogos que vão acontecer daqui a 5 anos, em 2024, em Paris. Rumores indicavam que a modalidade poderia vir a ocorrer em uma piscina de ondas que está sendo construída na capital francesa, mas recentemente o Presidente do Comitê de #Paris2024 esclareceu que iria acontecer no mar, igual ao que irá ocorrer no Japão. Agora a questão é, aonde? .

Há poucos dias o presidente da International Surfing Association (ISA), Fernando Aguerre, disse que a Polinésia Francesa, o Caribe e até o Oceano Índico podem ser propostos:

"Há muitas opções, muitas delas parecem ser muito, muito positivas." - Disse o presidente da ISA, na ocasião.

Nesta quarta-feira (26/06), foi comunicado pela imprensa que a convocação de locais interessados em sediar a modalidade estava oficialmente aberta, e adivinhe só quem apareceu? A mítica onde de Teahupoo, situada na Polinésia Francesa. Apesar de não estar situada na França em si, Teahupoo é forte candidata devido à qualidade das ondas e por já ter estrutura e “experiência” em sediar grandes eventos internacionais, como o WCT.

"O mesmo procedimento foi usado para selecionar os estádios que sediarão o futebol nos Jogos. Levará em conta vários critérios, como características esportivas e técnicas, engajamento regional e potencial turístico." - Disse o comunicado oficial.

É importante destacar, que não seria a primeira vez que um esporte seria realizado longe do principal local olímpico. Um exemplo seria a "Vela" nos Jogos de Pequim (2008) que foi realizada em Hong Kong. Ou seja nada é impossível.


Além de Tchopo, outros 3 locais (bem mais pertos do território Francês) já se candidataram para sediar o surf nos Jogos Olímpicos de 2024: Biarritz, Lacanau e La Torshe. Ainda há a famosa onda de Hossegor, que a princípio não há indícios de candidatura, mas provavelmente entrará forte na briga.

Slideshow: Biarritz; Lacanau; La Torshe; Hossegor


Os concorrentes têm até 15 de julho para enviar seu pedido. A seleção final deve ser feita até o fim de 2019. Se será em Teahupoo ou não, apenas saberemos nos próximos capítulos. E ai, pra qual pico "Francês" vai a sua torcida?

Autor: João Pedro Braga

Fonte: Le'Équipe

Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon