• Fernanda Bahia

Treinos de Surf: 13 dicas de treinos para fazer nessa quarentena

Já se passaram mais de dois meses desde o começo da quarentena pelo Covid-19, e hoje, primeiro de junho, o surf foi liberado na cidade do Rio de Janeiro. Em algumas outras praias do Brasil, já encontramos surfistas nas praias há algum tempo, em outras o isolamento social continua. Mas, esteja a sua cidade de quarentena ou já começando a flexibilização, o preparo físico para o surf é de extrema importância. E, com as academias fechadas, os treinos estão sendo em casa mesmo. Por isso, separamos uma lista com treinos para você estar preparado para voltar para o surf.

Como sabemos, quem surfa não consegue ficar parado em casa, para alguém acostumado com exercícios físicos constantes e intensos, essa rotina sedentária em casa pode afetar não só o corpo, como também a mente. Por isso, antes de tudo, conversamos com a psicóloga Serena Da Matta, que afirmou que manter uma rotina de exercícios, principalmente nesse momento, ajuda a manter a mente calma, ao dar uma sensação de controle e de rotina. Além disso, a sensação de cansaço causada pelo exercício físico ajuda a manter uma consistência no sono e a fugir daquele “cansaço” causado pelo tédio.


A seguir, listamos alguns treinos que o pessoal vem disponibilizando nessa época de quarentena e que foram criados por educadores físicos e professores especializados. Ao sinal de qualquer desconforto causado por um desses treinos, evite fazer aquele movimento ou procure a maneira correta de realizá-lo. Tenham cuidado ao realizar cada exercício.


1- Wellness Weekly da WSL


A WSL está divulgando, tanto no seu Instagram quanto no seu site, uma série de vídeos com alguns dos surfistas do circuito mundial, compartilhando suas rotinas de exercícios e outras práticas saudáveis durante a quarentena. Surfistas como Frederico Morais e Coco Ho já compartilharam por la sua rotina de treinos.



2- WSL Brasil e Personal Boards


A WSL Brasil, em parceria com a Personal Boards, que assessora grandes atletas de surf de alto rendimento (como Filipe Toledo, Ian Gouveia, etc) prepararam uma série de videos no IGTV da WSL Brasil, dando dicas e falando da importância dos treinos específicos de surf para esse momento. O destaque dessa série de treinos, é a correlação da mobilidade, com exercícios de força e técnicas específicas para os movimentos do surf, além de repassarem exercícios voltados para a fáscia, que são ignorados por grande parte dos atletas nas suas rotinas de treino, mas tem uma enorme importância na mobilidade do surfista.


3- Treino com atletas profissionais de surf


Frederico Morais no IGTV


Além do vídeo que divulgou na Wellness Weekly no instagram da WSL, o surfista português Frederico Morais postou no seu IGTV, até agora, quatro vídeos com treinos completos.


Yoga com a Chloe Calmon no IGTV


A surfista brasileira vice campeã mundial postou no seu IGTV três vídeos com práticas de yoga e meditação voltadas para o surf.



Silvana Lima nos stories do Instagram


A surfista brasileira tem salvo nos seus destaques alguns exercícios que podem ser feitos em casa. Durante a semana alguns dos seus treinos são postados nos seus stories também.


Ramzi Boukhiam no Instagram


O surfista marroquino Ramzi Boukhiam também disponibilizou alguns dos seus treinos da quarentena nos destaques de stories do Instagram.


4- Power Surf


O Power.surf é um método inovador para o treino de surf, com várias dicas voltadas para mobilidade e técnica no surf, baseado na ginástica natural. Em tempos normais, o idealizador da técnica, Rodrigo Machado, viaja o mundo realizando workshops para ensinar o método, mas, devido à pandemia, um curso online muito bem elaborado foi disponibilizado. Alguns vídeos estão disponíveis gratuitamente no Instagram e no Youtube, mas o segredo está no curso pago, que promete "te levar para o próximo nível do seu surf". (Para quem tem interesse, entre em contato com o Canal Surf Storm, que temos desconto para o curso).


5- Esporte Controle no Instagram


O centro de performance responsável por treinar alguns nomes do surf carioca disponibilizou em seu instagram uma live com uma série de exercícios para serem feitos na quarentena. Mas em outros aplicativos estão dando treinos ao vivo. Para quem tem interesse, eles avisam sempre com antecedência no Instagram.



6- Lives da Gaia Surf Feminino


A escola de surf feminino, localizada no Rio de Janeiro, tem disponibilizado no seu Instagram algumas lives voltadas para o surf com professores convidados. As lives são realizadas quase que diariamente, e são um ótimo incentivo para manter a rotina de quem quer acompanhar em tempo-real, mas, caso sua agenda de quarentener não permita, elas também ficam salvas no IGTV do perfil.



7- IGTV da loja Langai com a educadora física Lidiane Jordão


A loja de surf feminino em parceria com a educadora física Lidiane Jordão disponibilizou, no IGTV, uma prática de mobilidade para surf. No blog da loja há um conteúdo ainda mais completo.


8- Carlos Burle para a Red Bull


O surfista de ondas grandes Carlos Burle, em conjunto com a Red Bull disponibilizou uma série de exercícios de mobilidade e respiração específicos para o surf, no site da Red Bull (clique aqui para ver a matéria). O conteúdo conta ainda com um vídeo de treinamento do surfista Lucas Chumbo com Burle, de preparação para as ondas de Nazaré, em Portugal.


9- Respira e se Inspira do Canal OFF


O Canal Off disponibilizou online uma série online chamada “Respira e se inspira”. O conteúdo se divide em videoaulas no aplicativo do Canal Off, IGTVs explicativos no Instagram, meditação guiada no Youtube e lives e stories com a professora para tirar dúvidas e gerar interação.



10- Lives de Yoga e Meditação


Além dos treinos físicos, a yoga também é uma prática que está intimamente ligada ao surf e que ajuda na preparação do corpo e da mente, principalmente para os momentos de perrengue. A prática da yoga ajuda na força, flexibilidade e equilíbrio, essenciais para os movimentos do surf, e junto com a meditação, auxiliam na respiração e no equilíbrio mental para os momentos de foco e sufoco.

A lista de atletas de alto rendimento que aderiram a Yoga à sua rotina não é pequena: Kelly Slater, campeão mundial 11 vezes é praticante da yoga e em diversas entrevistas deu seu relato dos seus benefícios no surf. Filipe Toledo e Gabriel Medina também já mencionaram a importância da yoga para a melhoria no surf. Além do big rider Carlos Burle, que em suas palestras e mentoria à big riders, está sempre ressaltando a importância da prática. O ídolo do surf Garry Lopez é, inclusive um mestre de yoga, como mostra o documentário “The More Things Change”, onde ele traça um paralelo entre a sua evolução na yoga e no surf.


Yoga A.mar


Kamila é professora de yoga e surfista de longboard e no seu instagram está disponibilizando aulas ao vivo gratuitas. Além disso, abriu turmas para aulas online mais completas pelo zoom.


Lives diárias do Tadashi Kadomoto


O instrutor de yoga Tadashi Kadomoto tem feito lives no seu instagram com aulas de meditação guiada, diariamente, as 6h da manhã e 8h da noite.


Vídeos no IGTV da Renata Diehl


Renata também é professora de yoga e surfista de longboard e disponibilizou no seu instagram cinco aulas completas de yoga, para praticar em casa.



A flexibilização do isolamento social vai levar a galera de volta pra água. Se você está há muito tempo parado, aproveitem essa lista para cuidar do corpo e da mente. Quando tudo normalizar, estaremos todos prontos para encarar novos mares. A gente se encontra no mar!


472 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon