top of page

Tudo o que você precisa saber sobre os surfistas que vão competir no Circuito Mundial de Surf 2021

A janela para o Pipe Masters abre nesta terça-feira, 8 de dezembro e o tão esperado início do tour mundial de surf 2021 finalmente aconteceu. Então, nessa matéria especial, listamos TODOS os 34 surfistas da elite mundial para você saber quem vai brigar pelo título este ano.

Atletas do CT qualificados para as Olimpíadas 2020
Atletas do CT qualificados para as Olimpíadas 2020 | Foto: WSL

Pipeline foi palco de uma final emocionante no ano passado, com Ítalo Ferreira competindo pelo seu primeiro campeonato mundial, contra Gabriel Medina, tentando conquistar seu terceiro título. A decisão ficou para a última bateria e foi um gostinho para o que promete ser a WSL Finals, novo formato das finais do CT, na "nova era" da WSL:

E o retorno do tour marcou ainda o início do WSL Fantasy, com novas regras. O Canal Surf Storm tem a sua liga em parceria com o Resenha do Surf e vai rolar premiação para quem montar o melhor time. Para ajudar, na semana passada, antes da abertura da janela para o Maui Pro, o Canal Surf Storm comentou um pouco de todas as atletas que vão competir o tour feminino no ano de 2021.


E antes da janela de Pipeline, vamos comentar o mesmo para os atletas do tour masculino. São 35 atletas em cada etapa do masculino, sendo 22 atletas do ranking do CT do ano anterior, 10 do ranking do QS e 3 wildcards.

Confira quem serão as atletas em 2021 no Men's Championship Tour:


Ítalo Ferreira

Ítalo Ferreira
Ítalo Ferreira | Foto: WSL

Campeão mundial

26 anos. Baía Formosa, Rio Grande do Norte, Brasil.

Goofy

Primeira temporada: 2009 Men's QS

Primeiro ano no CT: 2015

Etapas vencidas do CT na carreira: 6

Ítalo se destaca em Portugal, onde já ganhou algumas vezes o MEO Rip Curl Pro. Em 2019, depois dessa etapa, Ítalo venceu todos os campeonatos que participou, até o evento francês do WSL Countdown. O surfista se destaca, também, nos tubos de Pipe, onde venceu de Gabriel Medina e conquistou o seu primeiro campeonato mundial no último tour.

Ítalo vem para o bicampeonato.



Gabriel Medina

Gabriel Medina
Gabriel Medina | Foto: WSL

Bicampeão mundial

26 anos. Maresias, São Paulo, Brasil.

Goofy

Primeira temporada: 2008 Men's QS

Primeiro ano no CT: 2012

Etapas vencidas do CT na carreira: 14

Medina se destacou no Tahiti e na França em etapas do CT. Mas é em Pipe que o atleta chama atenção, onde já chegou à final contra brasileiros duas vezes, em 2019 contra Ítalo e em 2015 contra Mineirinho, e duas contra Julian Wilson- em 2018, quando foi campeão mundial, venceu em Pipe também, contra o australiano.

Medina está atrás do tricampeonato.



Jordy Smith

Jordy Smith
Jordy Smith | Foto: WSL

32 anos. Durban, KwaZulu-Natal, South Africa.

Regular

Primeira temporada: 2006 Men's CT

Primeiro ano no CT: 2008

Etapas vencidas do CT na carreira: 6

Jordy tem duas vitórias em casa, na etapa de J-Bay, as duas primeiras da sua carreira. Em Trestles, local da WSL Final 2021, venceu duas vezes e chegou em segundo uma, contra Filipe Toledo. Jordy é duas vezes vice-campeão do tour mundial (2010 e 2016).

Jordy está atrás do seu primeiro campeonato mundial.





Filipe Toledo

Filipe Toledo
Filipe Toledo | Foto: WSL

25 anos. Ubatuba, São Paulo, Brasil.

Regular

Primeira temporada: 2009 Men's QS

Primeiro ano no CT: 2013

Etapas vencidas do CT na carreira: 8

Filipinho já mostrou que se sente confortável competindo nas ondas brasileiras, apesar de morar em San Clemente, na California, desde 2014. Toledo venceu a etapa no Rio de Janeiro uma vez, em 2015, e duas em Saquarema, em 2018 e 2019. Mas a aposta para esse ano vai para a final em Trestles, que pode ajudar o atleta a levar o campeonato mundial pela primeira vez.

Toledo está atrás do seu primeiro campeonato mundial.



Kolohe Andino

Kolohe Andino