top of page

Surfista Carioca leva mordida de tubarão enquanto surfava em Fernando de Noronha

O surfista carioca, Sergio Noronha, passou por um susto na última quarta-feira, 13 de janeiro, enquanto surfava em Cacimba do Padre, Fernando de Noronha.

Praia de Cacimba do Padre
Praia de Cacimba do Padre | Foto: Reprodução G1

O homem, de 52 anos, sofreu um corte na mão, e precisou levar 32 pontos, por conta da mordida do tubarão. Os ferimentos não foram graves e o surfista já levou alta do hospital São Lucas, localizado na ilha. O ex-surfista profissional conta que quando aconteceu o encontro com o animal, ele estava voltando de uma onda da série que tinha surfado.

Em um relato ao Canal Surf Storm, Sérgio contou o que aconteceu:

"Eu tinha surfado uma onda, e estava voltando da série, bem na beira, mais buraco, na Cacimba ali, o mar devia ter 1,5m a 2m. Eu furei a primeira onda, e na segunda eu senti o cardume batendo no meu braço e logo em seguida já senti a mordida com pressão muito grande. Eu já sabia que era um tubarão e graças a deus tive a consciência de não puxar o braço na hora."

Sergio ainda contou que esta foi a sua terceira vez na ilha, mas a primeira vez em janeiro, a qual é época de acasalamento dos tubarões e quando há uma maior presença deles na ilha, principalmente mais próximo à costa. O fato também aconteceu no fim de tarde, que é, assim como o inicio da manhã, normalmente, o horário em que os tubarões estão se alimentando.

"Eu acho que uma das possíveis medidas que poderiam ser tomadas para minimizar esse tipo de incidente, é a presença de placas, alertando sobre o perigo principalmente nesses horários da manhã e do final da tarde, além da presença de guarda-vidas ou alguma estrutura mínima de apoio local, já que no meu caso tive de ser socorrido e carregado de buggy por um amigo." - alertou Sérgio que vem se recuperando bem e já viajou de volta para o Rio de Janeiro.

Um caso semelhante aconteceu no ano passado, em Março, na praia do Bode, com a surfista de bodyboard, Bruna Cercal. O caso de Sergio aconteceu menos de um mês depois de um outro, também em Fernando de Noronha, na praia da Conceição, no dia 18 de dezembro. E