• Fernanda Bahia

Tweed Coast Pro: saiba o que rolou nos dois dias de evento

O Tweed Coast Pro foi o primeiro evento do Australian Grand Slam, que vai rolar nos meses de Setembro e Outubro, em três eventos, em praias diferentes da Austrália. O evento aconteceu nas manhãs de domingo e segunda - tarde de sábado e domingo no Brasil-, na praia de Cabarita, em Tweed Heads, New South Wales.

Ethan Ewing e Tyler Wirght no pódio do Tweed Coast Pro | Foto: WSL/Matt Dunbar

Apesar de um evento um pouco parado, o Tweed Coast Pro contou com algumas boas performances dos melhores surfistas da Austrália. E também com uma visita mais do que esperada, quando se trata da costa australiana. Na segunda bateria do primeiro dia, um tubarão foi avistado por um drone, em uma área próxima de onde a competição acontecia, e os jetskis responderam com rapidez tirando os surfistas da água. A WSL, durante o evento, avisou que o tubarão não oferecia perigo mas que eles estavam preparados para lidar com a situação. Na última semana, na Gold Coast australiana um surfista morreu vítima de um ataque de tubarão.


Ainda no primeiro dia do evento, nas primeiras baterias do feminino, o destaque ficou para Tyler Wright. Antes mesmo de entrar no mar, Tyler chamou a atenção com um protesto em favor do movimento "Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português). Junto com uma nota publicada no seu Instagram, explicando o protesto, Tyler ficou ajoelhada por mais de 7 minutos, ao lado de sua prancha que carregava a frase "Black Lives Matter", com o punho cerrado para o alto. Mesmo depois da sua bateria ter começado, a surfista continuou ajoelhada, e entrou na água quando restavam pouco mais de 22 minutos de bateria. E mesmo entrando depois das suas adversárias na água, Tyler venceu sua bateria, contra Sally Fitzgibbons e Molly Picklum, avançando direto para as quartas de final.


O primeiro dia de evento correu devagar, com os atletas voltando a entender o ritmo de competição depois de tanto tempo sem nenhum campeonato, por conta da pandemia do covid-19. Owen Wright surfou com a camisa do Jeep Leader durante o evento, e avançou bem no domingo de manhã, com um surf consistente. Entre as mulheres, Stephanie Gilmore estava com a lycra amarela e também apresentou um bom surf no começo do evento.


Entre as mulheres, tanto Stephanie quanto Tyler avançaram com boas pontuações em todas as suas baterias. Já entre os homens, Owen Wright mostrou um bom surf na sua primeira bateria, mandando Ethan Ewing para as eliminatórias. Ethan garantiu seu lugar de volta nas quartas de final com uma boa pontuação, e ainda eliminou Owen da competição, avançando para as semis no segundo dia de competição.


A segunda-feira mostrou que Tyler estava realmente focada, surfando ainda com a prancha com a frase "Black Lives Matter", e com muita força de vontade de ganhar o prêmio e fazer a doação para uma caridade responsável por ajudar na ressocialização e educação de crianças aborígenas. Tyler manteve uma performance consistente, chegando na final contra sua rival de longa data, e também amiga, Stephanie Gilmore. Tyler manteve um surf de ataque, se encontrou nas ondas já no início da bateria final e deixou pouco espaço para Stephanie mostrar seu surf.


Entre os homens, Ethan eliminou Connor O'leary surfando apenas quatro ondas, contra sete do seu adversário. Na final, Ewing garantiu uma ótima pontuação, e o segundo 9 da competição - o primeiro também foi dele, nas eliminatórias. Matthew McGillivray não conseguiu quebrar o combo para tentar levar a final.


Por aqui ficamos felizes de assistir o surf competitivo de volta na água. Lembrando que os próximos eventos do Australian Grand Slam, Boost Mobile Pro Gold Coast, na Ilha South Stradbroke e Margaret River Pro, na Austrália Ocidental, ainda vão acontecer, com a janela aberta até o dia 31 de outubro. Os eventos dependem das condições do mar para serem confirmados. E no Brasil, na próxima sexta-feira, 18 de setembro, teremos o Onda do Bem, com surfistas e celebridades participando de um evento que promete ser bem divertido.

Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon