• papodesurfista

O que são Wings e como elas podem ajudar o seu surf a evoluir

"Wing" é uma das características da prancha usadas para alterar o comportamento da sua prancha na água. Mas afinal, quando devo utilizar o Wing? Como surfar com o Wing? Quando devo usar um Wing? Para responder essas e outras perguntas chamamos os especialistas em Pranchas de Surf Lucas e Gabriel do @papodesurfista que separam uma explicação técnica e algumas dicas de quando e onde você pode usar os Wings.


Eu particularmente adoro Wings, principalmente em pranchas menores para marola. Mas afinal, como usar os Wings para melhorar o seu surf?


Vamos discutir aqui nesse artigo.


Primeiro, vou te apresentar cada um dos conceitos para você entender melhor. No final do Material tem uma dica de como você usa o Wing da maneira mais eficiente na hora do surf.


Então, leia-o até o final para conseguir tirar o máximo proveito desse conteúdo!


O Wing é como se você cortasse o Outline em algum ponto na rabeta e o aproximasse da longarina (madeira central da prancha).


Agora você deve estar se perguntando como isso é feito.


Basta olhar a imagem do Wing que coloquei aqui embaixo, e você perceberá que a “quina” do Wing possui uma linha com uma leve inclinação. E logo após a “quina”, a linha do Outline se mantém a mesma, como se nada tivesse acontecido.


Wing

Então, a diferença que o Wing traz é que, após a “quina”, o Outline da Rabeta é mais estreita em todos os pontos de um valor fixo, igual ao tamanho do trecho da quina.


Ou seja, o Wing preserva a curva de Outline da prancha e diminui a área de rabeta.


Essa redução na área de rabeta faz com que você troque de borda com maior facilidade!


Além disso, o Wing cria um ponto de Pivot (na “quina”) na sua Rabeta, isso melhora bastante a Manobrabilidade da prancha.


Isso permite que você execute arcos menores em manobras e suba no lip mais rapidamente do que se não tivesse o Wing, sem perder muita velocidade nas suas cavadas.


Agora você pode estar se perguntando “Lucas, mas com pouca área de rabeta eu vou ter dificuldade de gerar velocidade nas ondas, não?”


Nem tanto, porque o Wing preserva a curva de Outline e preservando o Outline mais reto até o fim da rabeta, o que preserva bastante a Projeção da Prancha.


Na Prática: O Wing ajuda muito em ondas mais fracas, onde é necessário gerar e manter a própria velocidade, pois ele permite que você mantenha boa área do bico até o início da rabeta da prancha.


Só lembrando a você caro leitor, que o Gabriel e eu criamos um Guia Definitivo de Rabetas 100% gratuito caso você queira fazer o download no link abaixo de um material mais completo sobre Rabetas.


Download do Guia Definitivo de Rabetas 100% Gratuito.


Nele também há um material interessante falando sobre os Bumps (Ou Hips) que são como se fossem wings mais suaves que tem um papel parecido mas um pouco diferente do wing. Ele adiciona mais manobrabilidade a prancha do que ao wing, mas não mantem a projeção que o wing mantém a prancha.


Há algumas pranchas com mais de um Wing (Double Wing) e o conceito é o mesmo: reduzir mais ainda a área de Rabeta para proporcionar melhor Troca de Borda e Manobrabilidade.


Só que dessa forma você terá uma redução ainda maior da área da rabeta.



Double Wing

Eu, particularmente, uso os Wings em minhas pranchas de marola, eles me ajudam a ter uma pranchinha bem larguinha e com Outline reto para gerar velocidade, mas ao mesmo tempo me proporcionam boa Manobrabilidade quando preciso manobrar com a prancha.


Uma dica final desse artigo, para você usar com mais eficiência o Wing é: Quando for acelerar nas ondas, coloca o pé na parte mais larga da prancha, logo antes do Wing. Assim você vai usar a área maior de sua prancha para gerar velocidade.


Pé posicionado na frente do Wing para gerar velocidade

Quando for manobrar, reposiciona seu pé na região depois do Wing para aproveitar a menor área e movimentar a prancha com maior agilidade.

Pé posicionado atrás para manobrar com mais agilidade

Espero que você tenha gostado desse conteúdo que fiz com muito carinho para você surfista!


Muito obrigado por ter lido até aqui e espero que tire o maior proveito do seu surf com o uso dos wings.


Qualquer dúvida só comentar aqui embaixo ou falar com a agente mandando um direct para o @papodesurfista


Não esquece também de baixar o seu Guia Definitivo de Rabetas no link que deixei ali em cima, ele está bem simples e completo e tenho certeza que vai te ajudar a escolher melhor suas pranchas de surf.


Bons ventos e boas ondas sempre!


Autores: Lucas e Gabriel


Saiba mais em: @papodesurfista

195 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon