• Fernanda Bahia

Após abertura de janela para o Nazaré Tow Surfing Challenge, surf é proibido na Praia do Norte

Segunda edição do Nazaré Tow Surfing Challenge está com a janela aberta desde o dia 2 de novembro. Mas a Direção Geral de Saúde, da Administração Regional de Saúde de Lisboa emitiu hoje, 4 de novembro, um decreto que proíbe o free surf e o tow in na Praia do Norte, em Nazaré. O decreto vem em um momento de avaliação em Portugal, para um possível estado de emergência, devido o aumento do número de casos de covid-19 no país.

Nazaré no dia 29 de outubro

A proibição tem relação, também, com os eventos da última semana em Nazaré, especificamente no dia 29 de outubro. Uma ondulação, possivelmente uma das melhores e maiores que já atingiram a praia, atraiu tanto os maiores surfistas de ondas grandes, quanto o público para o Farol de Nazaré. O resultado foi uma aglomeração, sem respeito às medidas de distanciamento social e sem o uso de máscara.


O decreto pode atrapalhar não só o Nazaré Tow Surfing Challenge, quanto a temporada e preparo dos atletas confirmados para o evento, e outros que costumam passar a temporada de ondas grandes por lá. A lista de surfistas, anunciada na segunda-feira, tinha seis brasileiros entre os 18 convidados: Lucas "Chumbo" Chianca - que venceu com sua dupla na primeira edição -, o recordista mundial Rodrigo Koxa, Pedro Scooby, Ian Consenza, a também recordista mundial, Maya Gabeira, e a franco-brasileira Michelle des Bouillons.


A WSL ainda não se manifestou quanto a janela aberta do campeonato, e como o campeonato segue a partir daqui, caso, por exemplo, chegue um swell na semana que vem, que possibilite de acontecer. Em nota por email, a liga já tinha avisado que fecharia o acesso ao farol para evitar aglomerações como as da última semana no local.

Praia Norte, Nazaré | Foto: © WSL / Masurel

Sobre a competição

A competição terá o formato semelhante à primeira edição, com dez duplas, e 50 minutos para cada dupla dentro d'água. Cada atleta da dupla deve revezar entre surfar e pilotar o jet ski de tow in para a sua dupla. As premiações serão tanto para a dupla quanto para a performance individual dos atletas.


Confira as duplas que já foram anunciadas para a competição:

Kai Lenny (HAW) e Lucas “Chumbo” Chianca (BRA)

Eric Rebiere (FRA) e Rodrigo Koxa (BRA)

Maya Gabeira (BRA) e piloto a ser definido

Nic Von Rupp (PRT) e Pedro Scooby (BRA)

Andrew Cotton (ING) e Will Skudin (EUA)

João de Macedo (PRT) e Antonio Silva (PRT)

Axier Muniain (ESP) e Francisco Porcella (ITA)

Justine Dupont (FRA) com o piloto Fred David

Michelle des Bouillons (BRA) com o piloto Ian Cosenza (BRA)


A primeira edição do campeonato só aconteceu depois de 5 meses de janela, mas valeu a pena. O swell prometeu ser um dos maiores da história, e foi nele que a brasileira Maya Gabeira bateu o seu próprio recorde mundial de maior onda surfada por uma mulher. Entre as duplas, Lucas Chumbo e sua dupla, o havaiano Kai Lenny, levaram a melhor. E nas categorias individuais, a francesa Justine du Pont e o havaiano Kai Lenny foram os vencedores.


Foto: © WSL / Masurel

Nesse ano, os brasileiros são grandes favoritos da competição. Durante o swell que pode ter levado a esse decreto, alguns dos brasileiros que estarão competindo foram surfar, mostrando estarem prontos para o que aguarda por eles no Nazaré Tow Surfing Challenge. A carioca Michelle des Bouillons, que se juntou ao line up para essa edição, era uma das que estavam presentes em Nazaré, já se preparando para competir. Lucas Chumbo e Rodrigo Koxa também prometem um show de surf e provaram que o treino está em dia na última semana.


O evento terá transmissão ao vivo no site e app da WSL, e a chamada para será feita com pelo menos 72h de antecedência. A Liga Mundial afirmou estar tomando todos os cuidados e restrições de acordo com as regras de saúde da pandemia do covid-19, e que a janela está sujeita a alterações devido a mesma.


Por aqui, estaremos atentos aos próximos swells, à situação da proibição do surf na praia, e vamos avisar nas nossas redes quando o evento estiver on, então fiquem atentos!

71 visualizações
Untitled

 Canal Surf Storm ©2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon