Após abertura de janela para o Nazaré Tow Surfing Challenge, surf é proibido na Praia do Norte
Segunda edição do Nazaré Tow Surfing Challenge está com a janela aberta desde o dia 2 de novembro. Mas a Direção Geral de Saúde, da Administração Regional de Saúde de Lisboa emitiu hoje, 4 de novembro, um decreto que proíbe o free surf e o tow in na Praia do Norte, em Nazaré. O decreto vem em um momento de avaliação em Portugal, para um possível estado de emergência, devido o aumento do número de casos de covid-19 no país.

A proibição tem relação, também, com os eventos da última semana em Nazaré, especificamente no dia 29 de outubro. Uma ondulação, possivelmente uma das melhores e maiores que já atingiram a praia, atraiu tanto os maiores surfistas de ondas grandes, quanto o público para o Farol de Nazaré. O resultado foi uma aglomeração, sem respeito às medidas de distanciamento social e sem o uso de máscara.
O decreto pode atrapalhar não só o Nazaré Tow Surfing Challenge, quanto a temporada e preparo dos atletas confirmados para o evento, e outros que costumam passar a temporada de ondas grandes por lá. A lista de surfistas, anunciada na segunda-feira, tinha seis brasileiros entre os 18 convidados: Lucas "Chumbo" Chianca - que venceu com sua dupla na primeira edição -, o recordista mundial Rodrigo Koxa, Pedro Scooby, Ian Consenza, a também recordista mundial, Maya Gabeira, e a franco-brasileira Michelle des Bouillons.
A WSL ainda não se manifestou quanto a janela aberta do campeonato, e como o campeonato segue a partir daqui, caso, por exemplo, chegue um swell na semana que vem, que possibilite de acontecer. Em nota por email, a liga já tinha avisado que fecharia o acesso ao farol para evitar aglomerações como as da última semana no local.
