Yanca Costa é a nova campeã nacional pela CBSurf

A última etapa do CBSurf Pro Tour começou nessa sexta-feira, 18 de dezembro, em Vila do Atlântico, em Salvador, Bahia. O primeiro dia de etapa já decidiu o campeonato nacional feminino, e a surfista cearense, mas que defende o Rio de Janeiro na CBSurf, Yanca Costa, se consagrou campeã nacional. Já a vencedora da etapa foi a surfista cearense Silvana Lima, que vai defender o Brasil nas Olimpíadas do Japão, em 2021.

Yanca Costa
Yanca Costa | Foto: CBSurf/Rodrigo Calzone
“É muito irado ganhar o circuito. Já venho batalhando há muito tempo, batendo na trave por vários anos, e desta vez deu certo. Estou muito feliz e quero agradecer a Deus, que estava aqui comigo e me ajudou, e vamos com tudo para o próximo ano, treinar mais e surfar mais para poder defender o título”, comentou Yanca em entrevista à CBSurf

Yanca chegou na etapa líder do ranking, após fazer pódio nos dois primeiros eventos do tour. Mas já na sua primeira bateria foi eliminada, perdendo para Silvana Lima e Juliana dos Santos. A partir daí, era uma questão de as outras meninas no topo do ranking não pontuarem o bastante para ultrapassarem-na.


Silvana Lima
Silvana Lima | Foto: CBSurf/Rodrigo Calzone

Nas semis, duas concorrentes ao título, Julia Duarte e Ariane Gomes, foram eliminadas por Tainá Hinckel e Silvana Lima. Por fim, Taís Almeida era a última ameaça ao título, e ficou em último na sua bateria, contra Bianca Macedo e Julia Duarte.


A final foi entre Silvana Lima, Bianca Macedo, Tainá Hinckel e Julia Santos. Silvana conseguiu suas melhores ondas de virada contra Bianca e totalizou 12.20 pontos na sua bateria. À CBSurf a veterana do surf brasileiro comentou:

“Está na minha cara a felicidade. Só tenho que agradecer primeiro a Deus, que sempre está me dando esse gostinho da vitória. Tenho muita gratidão, por toda a minha a carreira, mesmo com tantas dificuldades. Também quero agradecer a todos que estavam torcendo por mim, acreditando em mim”

O campeonato viu também o início da fase masculina, que vai terminar neste sábado, dia 19 de dezembro, após mudanças - novamente - no calendário. O pernambucano Luel Felipe foi o grande destaque do dia, com a maior nota do dia, um 9, e o maior somatório: 16.50 pontos.

Os líderes do ranking estreiam no evento neste sábado, na terceira fase da etapa. O paulista Marcos Corrêa é o atual líder do ranking e compete neste sábado para defender seu título. Junto com ele, chegam os ex-integrantes da elite mundial, Ian Gouveia e Wiggolly Dantas, que também estão atrás do título.



A CBSurf destaca os cuidados que estão tendo com seus atletas em relação a todos os protocolos de segurança, em relação à pandemia do Covid-19. O uso de máscaras é obrigatório e o distanciamento social são regras determinadas pela confederação para proteger os atletas e o staff.

29 visualizações